www.jn.ptjn.pt - 22 jun. 01:04

Veículos todo-o-terreno destroem habitat natural em Arouca

Veículos todo-o-terreno destroem habitat natural em Arouca

A destruição causada por um número crescente de alguns condutores de veículos todo-o-terreno tem vindo a aumentar a preocupação nos diferentes órgãos autárquicos e também as associações ambientalistas que têm vindo a público denunciar a situação.

A mais recente denúncia partiu da Quercus Aveiro, que alertou para as "imagens preocupantes" da destruição que está a ser infligida "nas turfeiras e zonas húmidas subturfosas da Serra da Freita".

A Quercus diz que os habitats de conservação prioritária da rede natura 2000 "estão ameaçados pela circulação de veículos automóveis". "A autarquia local, o Geopark e as entidades fiscalizadoras devem agir de imediato para travar estas ações destruidoras", apela a associação ambiental.

Além de ter sido solicitada uma fiscalização mais apartada por parte das autoridades, o assunto tem sido debatido, de forma reiterada, na Assembleia Municipal e na própria Câmara Municipal, mas a resolução do problema não se avizinha fácil.

O problema está nos condutores de veículos ligeiros de todo-o-terreno que não respeitam os percursos devidamente disponibilizados, mas passa também pelos motociclos que se deslocam em locais de mais difícil acesso e de maior riqueza natural, que fica desta forma comprometida. Com este tipo de viaturas, os condutores danificam locais baldios que são ricos em diversos tipos de fauna, mas também espaços particulares. Alguns proprietários chegam a instalar "armadilhas" dissimuladas nos seus terrenos, havendo já registo de feridos.

NewsItem [
pubDate=2021-06-22 02:04:00.0
, url=https://www.jn.pt/local/noticias/aveiro/arouca/veiculos-todo-o-terreno-destroem-habitat-natural-em-arouca-13860370.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=186
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_22_1036044187_veiculos-todo-o-terreno-destroem-habitat-natural-em-arouca
, topics=[concelho arouca, arouca, local]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]