www.publico.ptpublico.pt - 21 jun. 17:59

Morreu Champ, o cão que acompanhava a família Biden há 13 anos

Morreu Champ, o cão que acompanhava a família Biden há 13 anos

Com 13 anos, o cão de família encontrava-se já cansado e sem forças. No sábado, dia da sua morte, os Biden recordaram os bons momentos que passaram com Champ.

Champ, o cão que acompanhou a família Biden nos últimos 13 anos, morreu este sábado, 19 de Junho, anunciou o Presidente dos Estados Unidos no Twitter. “Os nossos corações estão tristes”, lê-se na declaração conjunta de Joe e Jill Biden. Champ (à letra, “Campeão”) era o mais velho dos dois pastores alemães que a família tinha – o mais novo, Major, tem apenas três anos.

Tendo ido para a Casa Branca no início deste ano, quando se deu a transição de Donald Trump para o actual Presidente, o cão mais velho da família entrou para a história como um dos animais de estimação que menos tempo passou na residência oficial. Contudo, durante oito anos, entre 2009 e 2017, altura em que Biden estava em funções enquanto vice-presidente durante a administração Obama, o pastor alemão já havia experienciado como era a vida na sede oficial do poder norte-americano.

No dia da morte de Champ, os Biden prestaram homenagem ao seu animal de estimação nas redes sociais, recordando o amor que lhe tinham e o espírito especial que este possuía. Entre os vários episódios retratados, o casal lembrou o gosto do pastor alemão por ficar frente à lareira, ou a apanhar sol no jardim, a perseguir bolas de golfe no relvado, ou a correr atrás dos netos. Porém, actualmente, o cão já se encontrava mais cansado e sem forças, com certeza devido à sua idade avançada.

Our family lost our loving companion Champ today. I will miss him. pic.twitter.com/sePqXBIAsE

— President Biden (@POTUS) June 19, 2021

“Onde quer que estivéssemos, ele queria estar também, e tudo se tornava imediatamente melhor quando ele estava ao nosso lado”, admitiram o Presidente e a primeira-dama. E, no que parece ser uma referência à morte do seu filho Beau Biden, em 2015, acrescentaram ainda: “Nos nossos momentos mais alegres e nos nossos dias mais tristes, ele estava lá connosco, sensível a todos os nossos sentimentos e emoções não ditas.”

Em Janeiro deste ano, a transição dos dois cães para a Casa Branca marcou o retorno dos animais à residência oficial, tendo Donald Trump sido o único Presidente, em mais 100 anos, a quebrar com essa tradição. Também a chegada de Major à residência oficial fez história, ao tornar-se o primeiro cão a ter sido adoptado de um canil. Major também já foi notícia por ter mordido não um, mas dois funcionários da Casa Branca.

NewsItem [
pubDate=2021-06-21 18:59:53.0
, url=https://www.publico.pt/2021/06/21/impar/noticia/morreu-champ-cao-acompanhava-familia-biden-ha-13-anos-1967314
, host=www.publico.pt
, wordCount=401
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_21_211994488_morreu-champ-o-cao-que-acompanhava-a-familia-biden-ha-13-anos
, topics=[pessoas]
, sections=[vida]
, score=0.000000]