www.dn.ptdn.pt - 21 jun. 22:36

Cova da Piedade não admitido na II Liga. Vilafranquense repescado

Cova da Piedade não admitido na II Liga. Vilafranquense repescado

Formação do concelho de Almada não terá apresentado "o respetivo processo de candidatura respeitante aos critérios legais e financeiros até ao dia 17 de maio de 2021"

O Cova da Piedade falhou a inscrição na II Liga portuguesa, não sendo admitido no segundo escalão, informou esta segunda-feira a Liga de clubes, que convidou o Vilafranquense para ocupar a vaga.

Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) informa que foi decidido "não admitir a candidatura da sociedade desportiva Clube Desportivo da Cova da Piedade - Futebol SAD a participar nas competições profissionais da época 202l-22".

"Ao contrário de todas as demais sociedades (...) que, igualmente, se encontravam desportivamente habilitadas, [o Cova da Piedade] não apresentou o respetivo processo de candidatura respeitante aos critérios legais e financeiros até ao dia 17 de maio de 2021", lê-se.

A LPFP informa que o clube de Almada apenas apresentou os documentos necessários em 24 e 27 de maio, já após a data-limite.

"É manifesto, pois, que até ao dia 17 de maio se impunha, pelo menos, que fosse apresentada uma pretensão de participação no procedimento relativo ao cumprimento dos critérios legais e financeiros para participação nas competições oficiais 2021/22, sob pena de não participação nas mesmas", lê-se.

Assim, a LPFP decidiu convidar o Vilafranquense, equipa mais classificada entre as despromovidas na II Liga, "a apresentar candidatura à participação" na prova.

"Informa-se que está ainda em curso o prazo estabelecido regulamentarmente para apreciação final das candidaturas apresentadas pelas sociedades desportivas promovidas à Liga Portugal2: Clube Desportivo Trofense Futebol SDUQ e Club Football Estrela SAD", conclui a LPFP.

Cova da Piedade considera recusa de inscrição "um escândalo"

O Cova da Piedade considera "um escândalo" a decisão de não aceitar a inscrição do clube na II Liga portuguesa de futebol, disse esta segunda-feira à Lusa uma fonte da administração da SAD.

A mesma fonte remeteu para terça-feira uma posição oficial sobre a decisão de Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e adiantou que a administração da SAD do clube da margem sul está reunida com os advogados para avaliar as medidas a tomar.

O recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto "pode ser" uma das medidas, admitiu a administração, frisando que apenas na terça-feira tomará uma posição oficial e anunciará as ações a tomar.

Vilafranquense satisfeito com convite

O Vilafranquense considerou esta segunda-feira uma grande felicidade o convite da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), para substituir o Cova da Piedade na II Liga.

"É uma grande felicidade, foi uma notícia boa, este convite e a nossa manutenção na II Liga. Manteve-se o fair play que é um dos valores da Liga de clubes. Valeu a pena termos cumprido todos os pressupostos exigidos pela Liga de Clubes, ao longo da temporada desportiva", revelou Osvaldo Voges, presidente da SAD do clube de Vila Franca de Xira.

O líder da SAD do clube ribatejano revelou que a partir de terça-feira terá alguns dias para tratar de todo o processo relativo à presença na próxima edição da II Liga, depois de ter terminado a temporada 2020/21 na 17.ª e penúltima posição, em zona de despromoção.

NewsItem [
pubDate=2021-06-21 23:36:00.0
, url=https://www.dn.pt/desporto/cova-da-piedade-nao-admitido-na-ii-liga-vilafranquense-repescado-13859711.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=480
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_21_1960167521_cova-da-piedade-nao-admitido-na-ii-liga-vilafranquense-repescado
, topics=[vilafranquense, ii liga, cova da piedade, desporto]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]