observador.ptobservador.pt - 21 jun. 23:31

Câmara de Loures diz que serviços sociais estão a acompanhar moradores de casas demolidas

Câmara de Loures diz que serviços sociais estão a acompanhar moradores de casas demolidas

A Câmara de Loures explicou que os moradores das 17 casas ilegais que foram demolidas esta segunda-feira estão a ser acompanhados pelos serviços de aç...

A Câmara Municipal de Loures esclareceu que os moradores que viram esta segunda-feira as suas casas demolidas estão a ser acompanhados pela Segurança Social e alertou para a “proliferação de redes de negócio ilegal” com habitações precárias.

A autarquia, do distrito de Lisboa, levou a cabo na manhã desta segunda-feira um processo de demolição de 17 construções ilegais num bairro da localidade de Montemor, com o apoio da polícia.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) disse à Lusa que foi montado um policiamento no bairro pelas 09h30, com o envio de meios policiais para o local, “inicialmente os considerados necessários, mas devido a alguns tumultos que depois foram acontecendo foram enviados reforços”.

Segundo referiu à Lusa a presidente da associação Habita, Maria João Costa, “houve 17 casas que receberam na sexta-feira passada uma notificação para, em 24 horas, abandonarem o local.” Maria João Costa adiantou que entre os moradores das casas estão uma idosa, uma grávida e um cidadão em cadeira de rodas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mesma fonte explicou que este bairro de Montemor ocupa uma antiga fábrica em Loures que já há muitos anos está ocupada por cerca de 100 famílias, “com o conhecimento da Câmara”.

Contudo, numa resposta enviada à Lusa, fonte oficial da Câmara Municipal de Loures assegurou que “estas construções se encontravam vazias no final da semana, estando até algumas ainda inacabadas”.

Esta ação insere-se no plano de monitorização e fiscalização de núcleos de construção ilegal, que tem como objetivo impedir o aumento deste tipo de construções no concelho de Loures e também a proliferação de redes de negócio ilegais que aliciam famílias em dificuldades para respostas habitacionais precárias nestes locais”, alertou a autarquia.

Relativamente aos moradores que alegam residir nestas habitações a Câmara de Loures explicou que estão a ser acompanhados pelos serviços de ação social do município e da Segurança Social.

NewsItem [
pubDate=2021-06-22 00:31:08.0
, url=https://observador.pt/2021/06/21/camara-de-loures-diz-que-servicos-sociais-estao-a-acompanhar-moradores-de-casas-demolidas/
, host=observador.pt
, wordCount=304
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_21_1143433106_camara-de-loures-diz-que-servicos-sociais-estao-a-acompanhar-moradores-de-casas-demolidas
, topics=[loures, habitação e urbanismo]
, sections=[]
, score=0.000000]