visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 21 jun. 21:10

Exame Informática | MIT cria tapete com Inteligência Artificial e sensores que monitoriza utilizadores

Exame Informática | MIT cria tapete com Inteligência Artificial e sensores que monitoriza utilizadores

Equipa de investigadores do CSAIL desenvolveu um sistema com um tapete equipado com Inteligência Artificial e sensores que monitorizam os utilizadores, sem recurso a câmaras

O sistema desenvolvido pelos investigadores do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) do MIT tira partido de um algoritmo de Inteligência Artificial que ‘lê’ os sinais recolhidos por sensores e que monitorizam o utilizador. O objetivo é fornecer uma forma de vigilância sem recurso a câmaras, que muitas vezes são conotadas como uma invasão de privacidade.

O tapete ‘inteligente’ pode ser usado em sistemas personalizados de saúde, em casas inteligentes e até em contexto de gaming. Para os profissionais de saúde que acompanham doentes à distância, esta pode ser uma forma menos intrusiva de estar sempre alerta e perceber se está tudo a correr como suposto.

O modelo de Inteligência Artificial consegue identificar se o utilizador está a fazer determinados exercícios físicos, alongamentos ou simplesmente em pé. Os investigadores usaram uma recriação tridimensional do corpo humano e criaram mapas de pressão para tornar o tapete mais inteligente. A equipa explica que “desenvolvemos um tapete de baixo custo, elevada densidade e inteligente que permite registar em tempo real as interações do ser humano com o chão, de uma forma fluida”.

Segundo a ZDNet, este tapete mede cerca de três metros quadrados e tem mais de nove mil sensores dispostos em grelha, juntamente com circuitos que os ligam. O equipamento tem uma base de mais de 1,8 milhões de inputs sincronizados entre táteis e visuais de dez pessoas a realizar atividades como deitar-se, andar ou exercitar-se. O tapete consegue interpretar sinais dos pés, membros e tronco.

A equipa vai agora continuar a aperfeiçoar a criação, com vista a trazê-la para o mercado para as mais diversas aplicações.

NewsItem [
pubDate=2021-06-21 22:10:01.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2021-06-21-mit-cria-tapete-com-inteligencia-artificial-e-sensores-que-monitoriza-utilizadores/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=263
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_21_1076143273_exame-informatica-mit-cria-tapete-com-inteligencia-artificial-e-sensores-que-monitoriza-utilizadores
, topics=[tecnologia, tapetes, sensores, inteligência artificial, mit, ciência, exame informática, monitorização]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]