pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 11 jun 20:00

Dispositivos eletrónicos: Qual o impacto no sono das crianças?

Dispositivos eletrónicos: Qual o impacto no sono das crianças?

Os dispositivos eletrónicos disponíveis em casa, especialmente no quarto, diminuíram significativamente o tempo de sono das crianças

Certamente que já ouviu falar que os dispositivos eletrónicos (PC, tablet, smartphone, etc) influenciam negativamente no sono das crianças.

Para esclarecer qual o impacto dos dispositivos no sono das crianças, Investigadores da Universidade de Coimbra questionaram 8.430 crianças, com idades entre os 3 e 10 anos, de escolas públicas e privadas das cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. Saiba qual o resultado.

PUB

Utilização de dispositivos eletrónicos afeta negativamente sono das crianças

Embora os dispositivos eletrónicos sejam mais prevalentes nas casas de famílias portuguesas com maior estatuto socioeconómico, a disponibilidade desses equipamentos no quarto da criança é mais comum em famílias mais desfavorecidas, com impactos negativos no sono das crianças. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica Sleep Medicine.

De acordo com os resultados do estudo, os dispositivos eletrónicos disponíveis em casa, especialmente no quarto, diminuíram significativamente o tempo de sono das crianças.

O estudo foi conduzido por uma equipa do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e teve por objetivo identificar a disponibilidade de diferentes dispositivos eletrónicos (televisão, computador, tablet, etc.) em casa e no quarto das crianças portuguesas de acordo com a condição socioeconómica, de modo a analisar as associações entre essa disponibilidade e o tempo de ecrã e o sono das crianças nos dias de semana e fim de semana.

Daniela Rodrigues, primeira autora do artigo científico refere que independentemente da idade, sexo, ou do tipo de equipamento, o tempo despendido em frente ao ecrã…

é sempre mais elevado em crianças de famílias de menor posição socioeconómica.

Entre crianças dos 3 aos 5 anos de idade, ter uma televisão e um tablet no quarto foi associado a maior tempo ecrã.

Entre crianças de 6 a 10 anos de idade, ter dispositivos no quarto (televisão, laptop e tablet) foi associado a maior tempo de ecrã e a menos horas de sono principalmente nos dias de aula

O tempo excessivo em frente ao ecrã e a menor duração do sono têm importantes implicações na saúde das crianças». Além disso, o uso generalizado de dispositivos móveis e a «popularização de dispositivos eletrónicos no quarto são provavelmente responsáveis pelo aumento substancial do tempo de ecrã na infância ao longo dos anos», revelou a investigadora.

O estudo mostra ainda que, apesar de a televisão ainda exercer efeitos consideráveis sobre o tempo de sono das crianças, os dispositivos móveis podem começar a ter um impacto maior no sono do que os dispositivos tradicionais.

NewsItem [
pubDate=2021-06-11 19:00:53.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/dispositivos-eletronicos-qual-o-impacto-no-sono-das-criancas/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=408
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_11_961282509_dispositivos-eletronicos-qual-o-impacto-no-sono-das-criancas
, topics=[tecnologia, dispositivos moveis, notícias, sono]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]