jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 11 jun 21:10

Fitch revê 'outlook' do Santander Totta de negativo para estável

Fitch revê 'outlook' do Santander Totta de negativo para estável

Esta revisão reflete uma ação semelhante tomada pela Fitch em relação ao Banco Santander S.A., tendo em conta os 'ratings' de emissor a longo prazo do Totta "têm por base o apoio institucional do Santander".

A agência de notação Fitch reviu o outlook (perspetiva) do Santander Totta de ‘negativo’ para ‘estável’ depois de ter tomado uma decisão semelhante quando ao grupo espanhol.

“A Fitch Ratings reviu o ‘outlook’ do Santander Totta SGPS S.A. e do Banco Santander Totta S.A. de ‘negativo’ para ‘estável’, afirmando ainda os ‘ratings’ de emissor a longo prazo do banco em BBB+”, adiantou a agência, em comunicado divulgado esta sexta-feira.

Esta revisão reflete uma ação semelhante tomada pela Fitch em relação ao Banco Santander S.A., tendo em conta os ‘ratings’ de emissor a longo prazo do Totta “têm por base o apoio institucional do Santander”.

No comunicado, a Fitch recorda que caso haja necessidade, há uma “elevada probabilidade” de apoio do banco espanhol ao Totta, o que acaba por levar a uma melhoria na perspetiva.

Ainda assim, a classificação das emissões a longo prazo do Totta está abaixo das do Santander, o que, de acordo com a Fitch “reflete que, ainda que as atividades do grupo em Portugal sejam estrategicamente importantes, não são tanto como as operações ‘core’ espanholas”.

“O Santander tem uma forte capacidade de dar apoio se necessário, tendo em conta que o tamanho modesto do Totta muito dificilmente representará um constrangimento”, considera a agência.

NewsItem [
pubDate=2021-06-11 20:10:22.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fitch-reve-outlook-do-santander-totta-de-negativo-para-estavel-749772
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=201
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_11_509753586_fitch-reve-outlook-do-santander-totta-de-negativo-para-estavel
, topics=[banca e seguros, empresas, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]