tek.sapo.pttek.sapo.pt - 11 jun 15:31

NASA vai enviar cargas com equipamento científico para o lado mais afastado da Lua

NASA vai enviar cargas com equipamento científico para o lado mais afastado da Lua

É a primeira vez que a NASA decide explorar a parte mais longínqua da Lua, planeando enviar três novas cargas com instrumentos científicas. ...

A NASA anunciou o envio de três novas cargas de equipamento científico e de investigação para a Lua. Duas dessas cargas vão aterrar no lado mais agastado da Lua, naquela que é a primeira vez para a agência espacial norte-americana. Todas as cargas serão transportadas no âmbito de serviços comerciais lunares de carga (CLPS na sigla inglesa), como parte do programa Artemis.

Salienta que a cada envio de equipamento para a superfície lunar aumenta a sua capacidade de investigação, não só melhorando a ciência, como testar a sua tecnologia que vai ajudar a “pavimentar o caminho para o regresso dos astronautas à Lua através do programa Artemis”.

Uma das três seleções é o Lunar Vertex, uma carga composta por um lander e um rover para ser entregue na área de Reiner Gamma, que a NASA descreve como uma das mais distintivas e enigmáticas funcionalidades naturais na Lua, conhecida por redemoinho lunar. Os cientistas ainda não compreendem muito bem o que são e como são formados, embora saibam que estão relacionados a anomalias do campo magnético da Lua. O rover Lunar Vertix vai fazer medições detalhadas do campo magnético lunar utilizando um magnetómetro a bordo para “espreitar” o interior e o núcleo do satélite natural da Terra.

Para a área da bacia de Schrödinger, localizada perto do polo sul e no lado mais afastado da Lua, estão previstas duas cargas. Uma é o Farside Seismic Suit, composto por dois sismômetros: Very Broadband e o sensor Short Period. O local poderá ser um destino futuro dos astronautas da Artemis e os instrumentos podem ajudar a compreender as atividades tectónicas do local e com que frequência este lado da Lua é impactado por pequenos meteoritos.

Por fim, como refere o blog da NASA, a segunda carga para esta zona da Lua, LITMS (Lunar Interior Temperature and Materials Suite), é composto por dois instrumentos: uma perfuradora pneumática com capacidade de exploração térmica; e s Sonda magnetotelúrica lunar que serve para investigar o calor e a condutividade elétrica do interior da Lua.

NewsItem [
pubDate=2021-06-11 14:31:18.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/nasa-vai-enviar-cargas-com-equipamento-cientifico-para-o-lado-mais-afastado-da-lua
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=334
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_11_1675330968_nasa-vai-enviar-cargas-com-equipamento-cientifico-para-o-lado-mais-afastado-da-lua
, topics=[tecnologia, nasa, artemis, clps, exploração, lua, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]