visao.sapo.ptluisdelgado - 11 jun 17:44

Visão | Um escândalo que tem de ser abafado!

Visão | Um escândalo que tem de ser abafado!

Vamos lá acabar com isto. Não ajuda ninguém. Vejamos: pedir a demissão de Fernando Medina, a três meses das eleições, é defraudar os eleitores. Eles que decidam. Perguntar pelos outros casos é estar a meter a mão numa colmeia

Por mim, pensando melhor, este escândalo dos ativistas russos identificados pela CML deve ser imediatamente abafado. Terminado. Exterminado, por favor. É tão grave, tão antigo e tão indecoroso, para uma democracia, que mais vale encerrar o assunto. Olhar para trás, fazer um levantamento, ver o que foi feito, só vai servir de grande embaraço e risota por essas capitais fora. Pior: todos os espiões que cá estão, e que beneficiaram desse serviço oficial e gratuito, e que os promoveu nas suas cadeias hierárquicas internas – como não poderia deixar de ser – vão agora apanhar nas orelhas. Forte e feio. É muito maçador, desagradável, aborrecido.

E a culpa, ainda por cima, não é deles. Dos «SVR’s» (a nova KGB russa) que vivem em Lisboa. Não espiaram nada. Não andaram atrás de ninguém. Não abusaram da confiança diplomática. Nada disso. Sempre estiveram quietos e calados, num ótimo país para descansar, e sem chatices. E não é que a CML até os incomodava. Cada manifestação, cada concentração contra Putin, ou a favor, ou nem por isso, e lá vinha o mail dos serviços camarários, ou o fax, ou o telefonema, ou correio expresso, a dizer quem organizava, onde morava, com mail e o telefone. «Room Service» completo.

Isto amofina. Dá trabalho. É precisar reportar. Vigiar. E sabe-se lá, fazer outras coisas desagradáveis, por ordem de Moscovo. Que país é este? Como é que tem uma lei que ajuda os serviços secretos estrangeiros? Ninguém pedia, ninguém queria, mas sempre que recebido um pedido de concentração ou manifestação, com os dados dos promotores, a CML, nos termos da lei, remetia para a PSP/MAI «e à entidade/local de realização da manifestação (no caso embaixada e serviços consulares da Rússia) conforme procedimento geral adotado para manifestações».

. Sabe-se lá quando começou. Se há escândalo político, muito grave, gravíssimo, que mereça ser enterrado, a grande profundidade, é este. Sem qualquer dúvida. Sem mais explicações. Sem mais comentários. CML? Russos? Dados? SVR? Não conheço!

NewsItem [
pubDate=2021-06-11 16:44:06.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/linhas-direitas/2021-06-11-um-escandalo-que-tem-de-ser-abafado/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=323
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_11_1661200175_visao-um-escandalo-que-tem-de-ser-abafado
, topics=[opinião, linhas direitas, luís delgado]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]