www.jn.ptjn.pt - 11 jun 01:01

Santos da casa fazem milagres

Santos da casa fazem milagres

Permitir festejos durante os Santos Populares da forma como os conhecemos seria quase criminoso e uma ofensa aos portugueses que têm cumprido todas as orientações das autoridades de saúde, mesmo quando precisam de alguma paciência para entender a equidade de algumas delas.

Mas é percetível que as pessoas irão comemorar, na rua ou em espaços fechados.

Parece evidente que uma celebração como o Santo António não podia ser organizada com limitações ou como uma festa restrita. Se na final da Liga dos Campeões houve quem nos tentasse fazer acreditar que era possível conter os adeptos de futebol ingleses, seria insultuoso sugerir, ou admitir, a possibilidade de controlar milhares de pessoas a circular pelas ruas da capital.

Mas a combustão perfeita está criada. Os maus exemplos recentes de "bolhas-fantasmas" e medidas de dois pesos e duas medidas serão colocados à prova na mais longa noite lisboeta, sendo certo que até os especialistas acreditam que a população não deixará de festejar.

Mesmo com apelos à contenção dos lisboetas, mesmo com bairros cercados, mesmo com a caça aos fogareiros, mesmo com a circulação rodoviária e pedonal condicionada, é fácil antecipar excessos e aglomerações. Mais difícil será prever a atuação das forças de segurança que, sublinhe-se, tem gerido acontecimentos públicos com melhor política que alguns políticos, incluindo ministros.

Esperemos apenas que a PSP não tenha qualquer indicação superior para compensar os autos que não passou aos adeptos ingleses que consumiram álcool na via pública e ignoraram o uso de máscara.

Aguardemos que o bom senso impere. Que atitude cívica também. Os erros acumulados ao longo dos últimos tempos já são demasiados e o Santo não pode responder a inquéritos para apurar responsabilidades de fazer de conta.

PUB

*Diretor-adjunto

NewsItem [
pubDate=2021-06-11 00:01:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/manuel-molinos/santos-da-casa-fazem-milagres-13824928.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=236
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_06_11_1618996377_santos-da-casa-fazem-milagres
, topics=[opinião, manuel molinos, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]