observador.ptobservador.pt - 17 mai. 07:56

António Costa segunda e terça-feira em Paris com futuro de África na agenda, onde se vai encontrar com líderes africanos

António Costa segunda e terça-feira em Paris com futuro de África na agenda, onde se vai encontrar com líderes africanos

O primeiro-ministro vai encontrar-se bilateralmente com o Presidente de Moçambique, o Presidente do Egito, o Presidente tunisino, o chefe de Estado do...

O primeiro-ministro português, António Costa, vai estar a partir desta segunda-feira em Paris para participar na Cimeira sobre o Financiamento das Economias Africanas, organizada pela França, onde também se vai encontrar bilateralmente com líderes africanos.

O líder do Governo português chega ao fim da tarde à capital francesa para um jantar servido no Eliseu, tendo como anfitrião o Presidente francês, Emmanuel Macron. À mesa, António Costa vai sentar-se com mais de 15 líderes de países africanos, incluindo o Presidente de Angola, João Lourenço, e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

Na manhã de terça-feira, António Costa vai encontrar-se bilateralmente com Filipe Nyusi, com o Presidente do Egito, Abdul Fatah as-Sisi, com o Presidente tunisino, Kais Saled, e com o chefe de Estado do Ruanda, Paul Kagame.

A tarde será dedicada à cimeira, onde, entre outras temáticas, se vai discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente, com a França a apostar no envolvimento dos parceiros internacionais e na criação de um pacote de “apoio massivo” às economias africanas. Para além dos líderes africanos, esta reunião vai ainda contar com a presença física de líderes europeus como o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, ou o líder do governo espanhol, Pedro Sanchez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao final da tarde, António Costa vai encontrar-se com João Lourenço, encerrando assim a sua agenda oficial na capital francesa.

Tanto Filipe Nyusi como João Lourenço vão também ter encontros bilaterais com o Presidente Emmanuel Macron. Na agenda de João Lourenço está ainda um encontro com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

A Cimeira sobre o Financiamento das Economias Africanas surgiu na sequência da divulgação de um pedido de apoio dos líderes africanos, a 15 de abril do ano passado, no Financial Times e no JeuneAfrique, afetados não só pelo impacto da pandemia na saúde dos cidadãos, mas também na economia, que viu as debilidades já existentes agravadas pelas medidas de restrição necessárias para impedir a propagação do vírus.

Ainda nesta segunda-feira, antes desta cimeira, a França vai promover a conferência internacional de apoio à transição sudanesa, onde o Presidente do Conselho de Soberania da República do Sudão, Abdel Fattah Al-Burhan, e o primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, se vão encontrar com diversos líderes africanos e com Emmanuel Macron.

NewsItem [
pubDate=2021-05-17 08:56:00.0
, url=https://observador.pt/2021/05/17/antonio-costa-segunda-e-terca-feira-em-paris-com-futuro-de-africa-na-agenda-onde-se-vai-encontrar-com-lideres-africanos/
, host=observador.pt
, wordCount=378
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_17_1871009081_antonio-costa-segunda-e-terca-feira-em-paris-com-futuro-de-africa-na-agenda-onde-se-vai-encontrar-com-lideres-africanos
, topics=[primeiro-ministro, país, paris, antónio costa, áfrica]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]