visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 16 mai. 14:43

Visão | Médio Oriente: Diplomacia turca e palestiniana acham que acordos encorajaram violência

Visão | Médio Oriente: Diplomacia turca e palestiniana acham que acordos encorajaram violência

Os ministros dos Negócios Estrangeiros turco e palestiniano afirmaram hoje que o estabelecimento de laços entre os países árabes e Israel, em 2020, encorajou o governo israelita a "intensificar as suas agressões contra os palestinianos"

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavusoglu, e o seu homólogo da Palestina, Riyad al Malki, expressaram esta posição durante uma reunião ministerial extraordinária da Organização de Cooperação Islâmica (OIC), convocada pela Arábia Saudita para abordar a escalada da guerra entre palestinianos e israelitas, que causou 181 mortos nos últimos sete dias.

“Vimos como os esforços de normalização encorajaram Israel”, disse o chefe da diplomacia turca durante o seu discurso na abertura da reunião da OIC, uma organização que reúne 57 países muçulmanos em todo o mundo.

Çavusoglu referiu-se aos acordos mediados pela administração do ex-Presidente norte-americano Donald Trump para a normalização das relações entre Israel e países árabes, como Marrocos, Sudão, Emiratos Árabes Unidos (EAU) e Bahrein.

“Temos de ser claros na nossa posição e estar do lado certo da história. Temos de estar do lado da justiça e da humanidade e não deve haver outras considerações. É tempo de mostrar a nossa unidade e determinação”, salientou o ministro turco dos Negócios Estrangeiros.

Por seu lado, Al Maliki considerou que “a normalização com este regime racista e colonial israelita, antes de estabelecer a paz e pôr fim à ocupação, é um apoio ao sistema de apartheid de Israel e à participação nos seus crimes” contra os palestinianos.

A reunião contou com a presença de vários ministros dos Negócios Estrangeiros dos 57 membros da OIC, incluindo os do Sudão e do Bahrein, e todos concordaram em exigir uma “cessação imediata da agressão israelita”, e uma maior pressão do Conselho de Segurança da ONU para proteger os palestinianos nos territórios ocupados, especialmente em Jerusalém Oriental.

SMM // TDI

NewsItem [
pubDate=2021-05-16 15:43:05.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2021-05-16-medio-oriente-diplomacia-turca-e-palestiniana-acham-que-acordos-encorajaram-violencia/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=262
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_16_716499934_visao-medio-oriente-diplomacia-turca-e-palestiniana-acham-que-acordos-encorajaram-violencia
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]