ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 16 mai. 05:30

Azerbaijão começa manobras militares no meio de disputa com Arménia

Azerbaijão começa manobras militares no meio de disputa com Arménia

"Nas manobras [...] participam 15.000 efetivos militares, 300 tanques e outros veículos blindados, 400 peças de artilharia e lançadores de mísseis de diversos calibres, morteiros e armas antitanque, bem como 50 aviões e 'drones' [aparelhos voadores não tripulados]", indicou o Ministério azeri da Defesa, num comunicado.

As forças armadas do Azerbaijão começaram hoje manobras de grande envergadura, com o envolvimento de 15.000 efetivos e centenas de blindados e de aviões militares no meio de tensões fronteiriças com a vizinha Arménia.

No comunicado é adiantado que os exercícios militares, que se prolongarão até 20 deste mês, têm por objetivo fortalecer a cadeia de comando e testar a deslocação de tropas, "tendo em consideração a experiência acumulada durante a guerra de Nagorno-Karabakh", bem como aperfeiçoar a interação entre os vários tipos de contingentes.

Por seu lado, a porta-voz do Ministério azeri dos Negócios Estrangeiros, Leila Abdulayeva, considerou "infundados" os protestos da Arménia, que, quarta-feira, denunciou a incursão de um número indeterminado de militares azeris em território arménio.

"As declarações da Arménia de que o Azerbaijão supostamente violou as suas fronteiras são absolutamente infundadas. O Azerbaijão continua a fortalecer o sistema de proteção das suas fronteiras no âmbito da sua integridade territorial", sublinhou a porta-voz, citada num comunicado do ministério.

NewsItem [
pubDate=2021-05-16 06:30:18.0
, url=https://ionline.sapo.pt/artigo/734797/azerbaijao-comeca-manobras-militares-no-meio-de-disputa-com-armenia?seccao=Mundo_i
, host=ionline.sapo.pt
, wordCount=158
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_16_6599751_azerbaijao-comeca-manobras-militares-no-meio-de-disputa-com-armenia
, topics=[azerbaijão, disputa, arménia]
, sections=[]
, score=0.000000]