visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 16 mai. 11:00

Visão | Plantação de canábis a valer milhões vai nascer numa antiga prisão de Nova Iorque

Visão | Plantação de canábis a valer milhões vai nascer numa antiga prisão de Nova Iorque

Uma empresa que se dedica à venda de produtos à base de canábis recebeu um enorme incentivo fiscal para aproveitar uma prisão abandonada, numa cidade do estado de Nova Iorque, para as suas plantações

A Green Thumb Industries vai avançar com um projeto que visa a plantação de canábis no terreno de um antigo estabelecimento prisional em Nova Iorque, EUA, num investimento de 155 milhões de dólares (quase 130 milhões de euros) que vai fazer do estado um dos maiores fornecedores do norte do país. Com isto, em 2027, o estado de Nova Iorque tornar-se-á o responsável por mais de 4 mil milhões dólares em receita, na venda de produtos canábicos. De acordo com a Green Thumb Industries, vai estar tudo pronto em junho de 2022, mesmo a tempo das licenças para a venda a adultos serem emitidas.

Vão ser quase 42 mil metros quadrados de área dedicada à produção de canábis, na antiga Instituição Correcional de Mid-Orange, na cidade rural de Warwick, que esteve operacional durante grande parte do século XX. Ironicamente, muitos dos presos que lá cumpriram pena, especialmente durante a década de 80, tinham acusações relacionadas com drogas.

A economia local terá alguns benefícios. Se foram perdidos 450 postos de trabalho com o fecho da prisão foram 450, a Green Thumb promete criar cerca de 175 . “Ter este tipo de oportunidade de emprego nacional é muito importante para nós”, congratula-se Michael P. Sweeton, supervisor de Warwick, em entrevista à VICE. “Ao atrair a Green Thumb para vir para aqui, vamos preencher essa lacuna e trazer-nos de volta, pelo menos no emprego, a onde estávamos”. Além dos postos de trabalho, há os impostos a pagar pela empresa, com certeza maiores que os da prisão, que eram zero.

Mas o que fez a Green Thumb escolher uma prisão abandonada como área de cultivo? Os incentivos fiscais que a cidade proporcionou à empresa para a atrair e, depois, a área da prisão que é vasta e estava inutilizada. O pacote de benefícios, aprovado em fevereiro pela Agência de Desenvolvimento Industrial do Condado de Orange (uma entidade governamental com a tarefa de atrair negócios para a zona), inclui nada menos que cerca de 27 milhões de dólares em incentivos fiscais, distribuídos ao longo de 15 anos, bem como uma ajuda do governo para as construções.

Nova Iorque aprovou, em março passado, uma lei que aprova o uso recreativo da canábis e estipula que 40% da receita tributária será doada às comunidades minoritárias. É, portanto, uma lei com uma importante componente social, visto que muitos dos membros destas comunidades foram, ou estão, encarcerados sob acusações relacionadas com esta droga leve.

A Green Thumb tem escritórios em 10 estados e vale 6,4 mil milhões de dólares. Recentemente, adquiriu a farmacêutica Fiorello e os seus ativos: uma fábrica e instalação de cultivo de canábis no Condado de Schenectady, e cerca de 10 lojas em cidades como Manhattan, Rochester e Halfmoon, bem como no condado de Nassau.

Para saber mais
NewsItem [
pubDate=2021-05-16 12:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2021-05-16-plantacao-de-canabis-a-valer-milhoes-vai-nascer-numa-antiga-prisao-de-nova-iorque/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=488
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_16_1334065558_visao-plantacao-de-canabis-a-valer-milhoes-vai-nascer-numa-antiga-prisao-de-nova-iorque
, topics=[atualidade, mundo, cannabis, nova iorque, warwick, green thumb industries, canábis]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]