visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 5 mai 08:00

Visão | "Uma Miúda com Potencial": Um filme manifesto

Visão | "Uma Miúda com Potencial": Um filme manifesto

Vencedor do Oscar para melhor Argumento Original, "Uma Miúda com Potencial" ergue uma espécie de braço armado do movimento #MeToo. O filme já se estreou nos cinemas


Em 1979, Abel Ferrara estreou The Driller Killer, que se tornaria um clássico série B. Uma mulher seduzia homens para depois os assassinar com um berbequim. Intuitivamente, e avant la lettre, estava lá tudo: a toxicidade masculina e uma vingança contundente, inserida num thriller empolgante. Em Uma Miúda com Potencial, primeiro filme realizado pela atriz Emerald Fennell (que venceu o Oscar para melhor Argumento Original), o esquema é parecido: uma jovem finge-se embriagada, levando homens a tentarem abusar dela, e é então que se revela sóbria, para grande susto dos estafermos.

Tudo isto serve para vingar os abusos infligidos a uma amiga, enquanto estava alcoolizada, que acabaram por, indiretamente, lhe provocar a morte. É assim um filme manifesto, quase de intervenção, que olha para a toxicidade masculina como uma doença transversal à sociedade e ergue uma espécie de braço armado do movimento #MeToo. Há uns anos, seria um filme altamente subversivo e polémico; hoje, parece apenas cumprir de forma audaz uma causa nobre.

O problema maior não é esse. Todo o élan sedutor desta resposta veemente e armadilhada à maldade dos homens funciona bem na primeira parte, mesmo deixando omissa, ou pouco clara, a natureza da própria vingança. Contudo, na parte final, o filme força a surpresa e perde verosimilhança. Melhor seria se arriscasse mais no início e efabulasse menos no fim.

Veja o trailer do filme Uma Miúda com Potencial

Uma Miúda com Potencial > De Emerald Fennell, com Carey Mulligan, Bo Burnham, Alison Brie > 113 min

NewsItem [
pubDate=2021-05-05 07:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/visaose7e/ver/2021-05-05-uma-miuda-com-potencial-um-filme-manifesto/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=247
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_05_734470111_visao-uma-miuda-com-potencial-um-filme-manifesto
, topics=[#metoo, ver, emerald fennell, uma miúda com potencial, visão sete, oscars]
, sections=[]
, score=0.000000]