rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 5 mai 09:33

Teletrabalho. "Legislar face a uma situação de exceção não tem grande sentido"

Teletrabalho. "Legislar face a uma situação de exceção não tem grande sentido"

O debate sobre a regulamentação do teletrabalho está marcado para as 15h00, no Parlamento. Em discussão vão estar sete projetos de lei apresentados por diversas bancadas.

O Parlamento debate, esta quarta-feira, a regulamentação do teletrabalho. Em discussão vão estar sete projetos de lei apresentados por diversas bancadas. No entanto, a falta de discussão pública poderá fazer com que os diplomas baixem todos à especialidade sem votação.

Apenas o projeto de lei do Bloco de Esquerda cumpre os 30 dias obrigatórios de discussão pública, estando assim apto para a votação na generalidade.

Parlamento

O que propõem os partidos sobre teletrabalho

São debatidos sete projetos de lei que tentam regu(...)

Ver mais

Para a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) não faz sentido, para já, discutir o teletrabalho. João Vieira Lopes defende antes que há pontos que podem ser resolvidos na negociação coletiva.

“Neste momento, legislar face a uma situação de exceção não tem grande sentido. Tem sentido, de facto, aprofundar e intensificar aquilo que já existe no C��digo do Trabalho, porque já existe uma regulamentação”, avança o presidente da CCP à .

Para João Vieira Lopes, é mais favorável que o tema “seja integrado em termos de contratação coletiva e também em termos de cortes individuais com os trabalhadores, tendo em conta a especificidade das situações que vão surgir”.

Parlamento

Falta de discussão pública deixa diplomas do teletrabalho sem votação

Apenas o projeto de lei do Bloco de Esquerda sobre(...)

Ver mais

Já para a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), todos os diplomas têm pontos positivos. Andreia Araújo, da comissão executiva, defende que o ideal seria juntar todos os lados positivos num só projeto de lei.

“Há matérias no teletrabalho que é preciso, de facto, regular e clarificar”, começa por dizer Andreia Araújo, em declarações à . “Se conseguíssemos juntar o que de positivo todos eles [projetos de lei] têm, poderíamos ter uma boa regulamentação do teletrabalho, isso sem dúvida”, sublinha.

A discussão sobre a regulamentação do teletrabalho está marcada para as 15h desta quarta-feira, no Parlamento.

NewsItem [
pubDate=2021-05-05 08:33:54.0
, url=https://rr.sapo.pt/2021/05/05/economia/teletrabalho-legislar-face-a-uma-situacao-de-excecao-nao-tem-grande-sentido/noticia/237373/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=298
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_05_281416939_teletrabalho-legislar-face-a-uma-situacao-de-excecao-nao-tem-grande-sentido
, topics=[informação, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]