www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 5 mai 07:30

Os alertas de Yellen e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Os alertas de Yellen e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira, as bolsas poderão estar a reagir na Europa ao facto de a secretária norte-americana do Tesouro ter dito que os juros diretores poderão ter de subir. As declarações foram avançadas já depois do fecho dos mercados europeus. Também as contas da Stellantis serão hoje seguidas com atenção, já que são as primeiras desde a fusão PSA-Fiat. E há vários dados económicos a que prestar atenção.
Teletrabalho e Siza Vieira no parlamento

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, é ouvido no Parlamento. Esperam-se novidades sobre as medidas de apoio às empresas no âmbito da crise pandémica, nomeadamente ao nível dos programas de capitalização. Também hoje, no Parlamento nacional, são discutidos vários diplomas sobre o teletrabalho.

Novos indicadores e contas em destaque

Por cá, o Banco de Portugal publica o Boletim Económico de maio, com apresentação, em conferência de imprensa, do governador Mário Centeno. Já o Instituto Nacional de Estatística divulga as estatísticas de preços da habitação ao nível local, relativas ao quarto trimestre de 2020. Na Zona Euro teremos a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a abril. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços. Serão também veiculados os mesmos indicadores para Espanha, Itália, França e Alemanha. De Espanha virão ainda os números do desemprego. Nos EUA, há dados do emprego em abril no setor privado. Ainda nos Estados Unidos, a Administração de Informação em Energia divulga os níveis da semana passada dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina. No domínio das contas a nível mundial, serão reportados os resultados do primeiro trimestre da Stellantis, da General Motors e da Uber.

Yellen alude à subida dos juros da Fed

A secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen, admitiu, num seminário organizado pela revista The Atlantic, que as taxas de juro poderão ter de ser aumentadas, de modo a conter um sobreaquecimento da economia – decorrente dos mais recentes estímulos, aprovados já sob a Administração Biden. "Os juros poderão ter de subir um pouco para garantirmos que a nossa economia não sobreaquece, se bem que os gastos adicionais dos consumidores estejam a ser relativamente baixos em relação à dimensão da economia", declarou Yellen. As bolsas norte-americanas, que já estavam no vermelho, intensificaram as perdas.J á o dólar tocou em máximos da sessão, ao passo que os juros da dívida dos EUA a 10 anos travaram o movimento de descida.

Relações entre União Europeia e EUA em foco

O Forum EU-US convida líderes a debater a cooperação futura entre os dois blocos. Com a presença de António Costa, e também da candidata pelos Verdes a chanceler da Alemanha, Annalena Baer­bock, e da secretária de Energia do governo de Biden, Jennifer Granholm.

Banco do Brasil sobe taxas?

O Banco Central do Brasil tem a reunião de política monetária, sendo esperado um aumento das taxas em 75 pontos base para 3,5%. Será a segunda reunião consecutiva a decidir o aumento da Selic.

NewsItem [
pubDate=2021-05-05 06:30:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/20210504-2004-5-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=425
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_05_1711614011_os-alertas-de-yellen-e-4-outras-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, topics=[mercados]
, sections=[economia]
, score=0.000000]