eco.sapo.pteco.sapo.pt - 5 mai 07:05

5 coisas que vão marcar o dia

5 coisas que vão marcar o dia

O Parlamento vai discutir as três propostas do PS, BE e PCP para regular o teletrabalho e o Banco de Portugal vai publicar este quarta-feira o Boletim Económico de maio.

O Parlamento vai discutir as três propostas do PS, BE e PCP para regular o teletrabalho e consagrar o direito a desligar. O Banco de Portugal vai publicar o Boletim Económico de maio. O INE vai divulgar os preços da habitação local do último trimestre do ano passado e o Eurostat vai tornar público os preços da produção industrial no mercado interno relativos ao terceiro mês do ano. Nas empresas, a espanhola Endesa vai apresentar os resultados do primeiro trimestre de 2021.

Das despesas ao direito a desligar. Parlamento debate diploma do BE sobre teletrabalho

O Parlamento vai discutir esta quarta-feira as três propostas do PS, Bloco de Esquerda e PCP para regular o teletrabalho e consagrar o direito a desligar. A proposta do Bloco de Esquerda foi conhecida no início de março, prevendo alterações ao Código do Trabalho em alguns pontos chaves, como o pagamento pelo empregador dos custos associados ao teletrabalho, a defesa da privacidade do trabalhador e a garantia do direito a desligar.

Como está o ritmo da economia?

O Banco de Portugal publica este quarta-feira o Boletim Económico de maio em conferência de imprensa que irá contar com a presença do governador Mário Centeno. O ex-ministro das Finanças já avisou que apesar da retoma vêm aí “decisões difíceis” na política económica, nomeadamente para ajudar as empresas viáveis.

INE divulga preços da habitação

O gabinete de estatísticas vai divulgar esta quarta-feira a estimativa dos preços de habitação ao nível local referente ao quarto trimestre de 2020. No terceiro trimestre do ano passado, o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi 1.168 euros por metro quadrado, enquanto em março deste ano a avaliação das casas fixou um novo recorde de 1.185 euros por metro quadrado.

A produção industrial na União Europeia subiu ou desceu em março?

O Eurostat vai divulgar os preços da produção industrial no mercado interno relativos ao terceiro mês do ano. Em fevereiro, na variação homóloga, a produção industrial caiu 1,6% na Zona Euro e 1,1% na União Europeia, e na comparação em cadeia diminuiu 1,0% na Zona Euro e 0,9% na União Europeia. Em Portugal, a produção industrial diminuiu 1,7% na variação homóloga e aumentou 1,2% face a janeiro.

Endesa apresenta resultados

A Endesa vai apresentar esta quarta-feira os resultados do primeiro trimestre de 2021 às 18H00. No ano passado, a espanhola Endesa obteve em 2020 um lucro de 1.394 milhões de euros, oito vezes mais do que os 171 milhões que registou em 2019, quando o resultado foi influenciado pelo encerramento antecipado das suas centrais elétricas a carvão.

NewsItem [
pubDate=2021-05-05 06:05:13.0
, url=https://eco.sapo.pt/2021/05/05/5-coisas-que-vao-marcar-o-dia-872/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=424
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_05_1513901660_5-coisas-que-vao-marcar-o-dia
, topics=[atualidade]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]