visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 5 mai 09:08

Exame Informática | Espanhola Glovo vítima de ciberataque

Exame Informática | Espanhola Glovo vítima de ciberataque

Um hacker conseguiu entrar nos sistemas da empresa especializada em entregas Glovo, embora não se conheça ainda a dimensão do ataque, nem que dados foi capaz de obter

Um pirata informático conseguiu entrar nos sistemas da Glovo no dia 29 de abril, explorando uma falha numa antiga plataforma de administração usada pela companhia. A Glovo explica que assim que a intrusão foi detetada, o hacker foi expulso, não se sabendo para já que informações foi capaz de obter. “Confirmamos que não foi dado acesso a dados de cartões dos clientes, uma vez que a Glovo não armazena esse tipo de dados”, tranquiliza a empresa.

A Glovo, baseada em Barcelona, conta com mais de dez milhões de utilizadores em 20 países e está avaliada em mais de mil milhões de dólares. Há cerca de um mês, a empresa conseguiu recolher mais 450 milhões de euros numa ronda de angariação de fundos, lembra a Reuters.

A Hold Security, empresa especializada em cibersegurança que detetou a intrusão, refere que o pirata estava a vender as credenciais de acesso de clientes e transportadores do serviço.

Estes tipos de serviços estão na mira das autoridades e dos tribunais, que procuram regular o funcionamento e definir o estatuto profissional dos trabalhadores. Em Espanha, um tribunal determinou no ano passado que os transportadores da Glovo são efetivamente considerados trabalhadores e não freelancers e está a decorrer um processo que prevê que os sindicatos possam ter acesso aos algoritmos usados para gerir a força de trabalho.

NewsItem [
pubDate=2021-05-05 08:08:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-05-05-glovo-vitima-de-ciberataque/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_05_1001152198_exame-informatica-espanhola-glovo-vitima-de-ciberataque
, topics=[tecnologia, hacker, ciberataque, glovo, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]