jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 4 mai 10:58

Reino Unido prepara-se para abandonar regras de distanciamento social em junho

Reino Unido prepara-se para abandonar regras de distanciamento social em junho

Uma das três regras sanitárias adotadas a nível mundial para evitar a propagação do vírus poderá ser abandonada já em junho no Reino Unido, esta uma das próximas fases do plano de desconfinamento.

O Reino Unido está em vias de abandonar as regras de distanciamento físico no final do próximo mês, disse o primeiro-ministro Boris Johnson, sendo esta uma das próximas fases do plano de desconfinamento, que segue quase sem percalços com a ajuda da vacinação em massa que já contabiliza mais de 23% da população imunizada.

“Parece-me que a 21 de junho poderemos ter boas hipóteses de dispensar a regra de um metro”, disse numa breve entrevista, na segunda-feira.

A próxima fase do plano de desconfinamento começará a de 17 de maio, altura em que as restrições às viagens ao estrangeiro serão aliviadas, mas não levantadas.

“Queremos ter alguma abertura no dia 17 de maio, mas não acredito que a população deste país queira ver um afluxo de doenças vindas de outro lugar. Eu certamente não quero. Temos de ser muito, muito duros, e temos de ser tão cautelosos quanto possível”, disse o primeiro-ministro.

As declarações surgem numa altura em que um grupo de deputados britânicos subscreveu a uma missiva que apela a que as viagens para o estrangeiro sejam desencorajadas assim que estas recebam ‘luz verde’.

“O governo britânico deverá desaconselhar todas as viagens internacionais de lazer para prevenir a importação de novas variantes para o Reino Unido, de forma a reduzir o risco de uma terceira vaga e de mais confinamentos”, lê-se no relatório, citado pelo “The Guardian”. “Esta recomendação deverá ser implementada imediatamente e revista numa base trimestral.”

O regresso às viagens vai funcionar de acordo com um sistema de semáforo, que irá indicar os destinos mais e menos seguros.

NewsItem [
pubDate=2021-05-04 09:58:34.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/reino-unido-prepara-se-para-abandonar-regras-de-distanciamento-social-em-junho-734432
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=255
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_04_615891803_reino-unido-prepara-se-para-abandonar-regras-de-distanciamento-social-em-junho
, topics=[economia, especiais, especial coronavírus]
, sections=[economia]
, score=0.000000]