www.jn.ptjn.pt - 4 mai 01:00

Tempo de eleições

Tempo de eleições

O SC Braga vive um período eleitoral muito tranquilo. Apesar do momento desportivo mais difícil que a equipa sénior de futebol masculino atravessa, o mandato de António Salvador foi mais bem-sucedido que o anterior, tanto do ponto de vista financeiro como desportivo.

Esta melhoria, incluindo a melhor comunicação e a maior atenção aos associados nos últimos anos, é indissociável da existência de duas listas no último ato eleitoral. O debate que então se gerou e as ideias que foram suscitadas por ambas as equipas resultou num ganho significativo para a eficiência de vários processos no clube e para uma maior transparência na governação. Resultou também numa vitória de António Salvador que reforçou a sua legitimidade para o mandato atual. A possibilidade de debate e a existência de eleições livres são algumas das grandes virtudes da democracia.

Na preparação deste ato eleitoral, foi suscitado o debate acerca das condições para a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais, nomeadamente o facto de ser necessária a proposta por parte de um dos membros do Conselho Geral. Esta obrigatoriedade limita a capacidade de organização dos associados em torno de propostas que possam contribuir para o debate acerca do clube e reduz a possibilidade de se proporem equipas alternativas à gestão.

É importante salientar que a medida é muito antiga, não foi instituída pela atual direção e não foi intencionalmente criada para limitar a democracia Talvez fizesse sentido no passado, mas em 2021 parece uma exigência obsoleta que merece ser debatida abertamente por todos os associados. Quanto ao resto, espero e desejo que nos próximos quatro anos o clube prossiga o seu crescimento no melhor interesse dos associados, dos atletas, de Braga e dos bracarenses.

A subir

Vítor Gabriel marcou um grande golo ao serviço do Braga B. É um lance que vale a pena ver e rever. E manter este avançado brasileiro debaixo de olho.

A descer

PUB

Os adeptos do SC Braga não perdoam a Sporar. Mais do que infantilidade, a mensagem partilhada nas redes sociais revelou uma enorme falta de profissionalismo.

*Adepto do SC Braga

NewsItem [
pubDate=2021-05-04 00:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/tempo-de-eleicoes--13680668.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_05_04_447236382_tempo-de-eleicoes
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]