tek.sapo.pttek.sapo.pt - 21 abr. 20:46

Sabe o que está "do lado de lá" da Terra? Pode espreitar com a ajuda da Google

Sabe o que está "do lado de lá" da Terra? Pode espreitar com a ajuda da Google

Para os terraplanistas é tudo uma invenção, mas uma nova experiência da Google permite espreitar para o outro lado do Planeta Terra e perceber o que se encontra nessa ...

A experiência chama-se Floom e só funciona em Android, com a mais recente versão do Chrome, tirando partido da API WebXR. Pode parecer básico, ou complicado para quem não acredita que a Terra é redonda, mas vai certamente gerar curiosidade e causar bons momentos de entretenimento, com conhecimento de geografia e curiosidade científica à mistura.

A ideia é imitar a experiência de um túnel a atravessar a Terra para ver o que está "do lado de lá", e a diversão aplica-se a todas as idades!

Na prática o Floom usa realidade aumentada, identifica a posição para onde está a apontar o smartphone e a tecnologia do Google Maps. Se apontar para o chão na vertical o mais certo é encontrar a Nova Zelândia, mas com diferentes inclinações pode "espreitar" Macau, Timor, Hong Kong ou Tóquio. E continuar a descobrir!

A experiência foi construída no Google Creative Lab e pode explorar os resultados através deste site.

Veja como funciona o Floom neste vídeo

NewsItem [
pubDate=2021-04-21 21:46:10.0
, url=https://tek.sapo.pt/mobile/android/artigos/sabe-o-que-esta-do-lado-de-la-da-terra-pode-espreitar-com-a-ajuda-da-google
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=158
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_21_1582783324_sabe-o-que-esta-do-lado-de-la-da-terra-pode-espreitar-com-a-ajuda-da-google
, topics=[tecnologia, terra, realidade-aumentada, floom, google]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]