observador.ptobservador.pt - 21 abr. 23:14

Galáxia anã vai colidir com Via Láctea dentro de 2 mil milhões de anos, diz estudo

Galáxia anã vai colidir com Via Láctea dentro de 2 mil milhões de anos, diz estudo

Dentro de dois mil milhões de anos um rasto de estrelas deixado por uma galáxia anã irá colidir com Via Láctea. A galáxia viajou "como um barco n...

Um novo mapa panorâmico dos confins da Via Láctea revelou um rasto de estrelas deixado por uma galáxia anã que irá colidir com a Via Láctea dentro de dois mil milhões de anos, estimam cientistas num estudo publicado esta quarta-feira.

A investigação, publicada na revista científica Nature e que lança novas pistas para o estudo da matéria escura do Universo, a matéria que não é visível, baseia-se em dados da missão europeia Gaia, que visa mapear tridimensionalmente a Via Láctea, e do telescópio espacial norte-americano Neowise.

Trabalhos anteriores haviam sugerido a presença deste rasto de estrelas na região mais externa da Via Láctea, conhecida como halo galáctico e escassamente povoada por estrelas. Agora, segundo o artigo da Nature, esse rasto estelar foi confirmado através de um novo mapa que apresenta uma visão detalhada da sua forma, tamanho e localização.

De acordo com a equipa de astrónomos que conduziu a investigação no Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, a galáxia anã Grande Nuvem de Magalhães “navegou através do halo galáctico da Via Láctea como um barco na água, criando um rasto de estrelas atrás dela“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para os autores do trabalho, esta perturbação no halo galáctico permite estudar a matéria escura, cuja presença é inferida a partir dos efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias.

Segundo os astrónomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, a passagem da Grande Nuvem de Magalhães pelo halo galáctico da Via Láctea, que se considera ter matéria escura, deverá igualmente deixar um rasto dessa matéria invisível.

A equipa defende que a interação entre a matéria escura e a Grande Nuvem de Magalhães terá implicações na Via Láctea: a órbita da galáxia anã será cada vez mais pequena ao ponto de a galáxia colidir com a Via Láctea dentro de um período estimado de dois mil milhões de anos.

NewsItem [
pubDate=2021-04-22 00:14:15.0
, url=https://observador.pt/2021/04/21/galaxia-ana-vai-colidir-com-via-lactea-dentro-de-2-mil-milhoes-de-anos-diz-estudo/
, host=observador.pt
, wordCount=308
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_21_117958813_galaxia-ana-vai-colidir-com-via-lactea-dentro-de-2-mil-milhoes-de-anos-diz-estudo
, topics=[espaço, mundo, estudo científico, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]