jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 15 abr. 08:43

Myanmar: Exército termina protesto de pessoal médico com tiros

Myanmar: Exército termina protesto de pessoal médico com tiros

Myanmar celebra o Ano Novo Budista desde terça-feira, mas as celebrações tradicionais foram suspensas em muitos lugares e os protestos em diferentes partes do país estão a encher as ruas.

As forças de segurança de

Mandalay:

Terrorists (#Myanmar security forces) destroyed cars during a violent crackdown on protesters in 34 x 76 Streets. #WhatsHappeningInMyanmar #Apr15Coup #MilkTeaAlliance pic.twitter.com/UK7jElqwRK

— Ro Nay San Lwin (@nslwin) April 15, 2021

A brutalidade das forças de segurança provocou severas críticas e sanções por parte da União Europeia e de países como os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá, embora a comunidade internacional não tenha conseguido chegar a acordo sobre ações comuns, tais como um embargo de armas.

Segundo dados da Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP), pelo menos 714 pessoas morreram devido à repressão militar, enquanto mais de 3.000 pessoas foram detidas, incluindo a líder governamental deposta e Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

O exército birmanês justificou o golpe de Estado com uma alegada fraude eleitoral nas eleições de novembro passado, em que o partido da ex-líder civil Aung San Suu Kyi, de 75 anos, venceu, e que foram consideradas legítimas pelos observadores internacionais.

Prémio Nobel da Paz em 1991, Suu Kyi, que chefiava de facto o Governo birmanês e foi afastada do poder, está em prisão domiciliária em Naypyidaw desde o golpe militar.

NewsItem [
pubDate=2021-04-15 09:43:31.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/myanmar-exercito-termina-protesto-de-pessoal-medico-com-tiros-726750
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=189
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_15_24136867_myanmar-exercito-termina-protesto-de-pessoal-medico-com-tiros
, topics=[mundo, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]