pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 abr. 08:00

Telegram quer que atualizem a sua app sem usar a Play Store da Google

Telegram quer que atualizem a sua app sem usar a Play Store da Google

A mais recente a seguir este caminho foi o Telegram, que pede agora aos utilizadores que atualizem a sua app sem usar a Play Store da Google.

O conselho mais vezes repetido aos utilizadores do

Uma mudança estranha do Telegram

O Telegram está a crescer e a ganhar cada vez mais utilizadores, à custa dos problemas que o WhatsApp trouxe a si mesmo. Esta plataforma tem assim um interesse muito grande e algum peso no mercado dos dispositivos móveis.

Esta importância parece agora ter pesado numa nova decisão do Telegram. Este serviço quer que os utilizadores do Android abandonem a Play Store da Google para aceder à sua app. A sua aposta é em fornecer a app diretamente do seu site.

Telegram now offering direct download for Android with "fewer restrictions" and "more frequent updates" than the Google Play version from Android

App não precisa da Play Store da Google

Apesar de ainda não haver uma posição oficial do Telegram, a verdade é que este cenário está já bem visível. Na sua página dedicada ao Android, o Telegram tem agora em destaque a instalação da sua app diretamente. Apenas no final, e em rodapé, tem o acesso à loja de apps da Google.

Segundo revela na página dedicada ao Android, esta mudança quer trazer menores restrições nos conteúdos e canais do Telegram. Ao mesmo tempo, e também do que é visto, garante que existam atualizações automáticas mais frequentes da app fornecidas pelo próprio serviço.

Simples, mas perigoso no Android

A instalação, como se pode ver na imagem acima, é simples e rápida. Recomendam a remoção da app e a sua obtenção da página do Telegram para Android. Podem ter de autorizar o browser a instalar apps de fontes externas e depois fazer o processo de instalação.

Esta não parece ser uma ideia para garantir a proteção dos utilizadores. Ainda assim, liberta o Telegram para dar aos utilizadores funcionalidades que a Google poderia limitar ou bloquear. Abre uma porta para problemas de segurança, tal como aconteceu com o Fortnite, que acabou por entrar na Play Store da Google.

NewsItem [
pubDate=2021-04-15 09:00:08.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/telegram-agora-quer-que-atualizem-a-sua-app-sem-usar-a-play-store-da-google/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=313
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_15_1606921542_telegram-quer-que-atualizem-a-sua-app-sem-usar-a-play-store-da-google
, topics=[app, play, tecnologia, android, telegram, google, store, play store]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]