www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 15 abr. 07:30

As provisões do BCP e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

As provisões do BCP e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira as ações do BCP deverão estar a reagir ao anúncio de que o banco polaco Bank Millennium, detido a 50,1% pela instituição liderada por Miguel Maya, fez provisões de 112 milhões de euros, antecipando contas no vermelho no primeiro trimestre. Por outro lado, a Câmara dos Representantes dos EUA inicia audições sobre o fim da Libor. Ainda nos Estados Unidos, os bancos continuam a reportar contas. E há novos indicadores dos dois lados do Atlântico.
Banco polaco do BCP faz provisões e antecipa trimestre no vermelho

O Bank Millennium, banco polaco detido a 50,1% pelo BCP, decidiu incluir provisões de 512 milhões de zlotis (112,4 milhões de euros ao câmbio atual) nas suas contas do primeiro trimestre e estima que os resultados líquidos dos primeiros três meses deste ano sejam negativos, anunciou ontem à noite o BCP. Face a estes "significativos" níveis de provisões, a administração do Bank Millenium, espera, apesar do "desempenho operacional sólido", que os resultados líquidos do primeiro trimestre sejam negativos.

EDP aprova dividendo de 19 cêntimos e Talone no CGS

Os accionistas da EDP aprovaram a distribuição de um dividendo de 19 cêntimos por ação, o qual deverá ser entregue a partir de 26 de abril. Mantém-se assim o valor da remuneração que tem sido paga aos acionistas desde 2017. O dividendo a pagar este ano corresponde a uma remuneração total de 755 milhões de euros, a distribuir por quase 4 mil milhões de ações, das quais 319 milhões são novas, depois de no final do ano passado a EDP ter efetuado um aumento de capital da mil milhões de euros. Os acionistas votaram também a favor do novo conselho geral e de supervisão da EDP, que passa agora a ser liderado por João Talone.

Banca americana prossegue reporte de contas

Depois de ontem ter sido dado o pontapé de arranque pela banca norte-americana na divulgação das contas do primeiro trimestre, com alguns dos maiores bancos do país – entre os quais o JPMorgan, Goldman Sachs e o Wells Fargo – a anunciarem fortes aumentos dos lucros nos primeiros três meses deste ano, reforçando a confiança na melhoria da atividade das empresas neste arranque de ano, hoje será a vez do Citigroup e do Bank of America (BofA).

Novos indicadores em foco na Europa e nos EUA

Na Europa, destaque hoje para os dados da inflação de março em França, Itália e Alemanha. Teremos também os dados da balança comercial de fevereiro em Espanha e a taxa de desemprego na Grécia em janeiro. Já os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 10 de abril. O consenso de mercado estima que as novas solicitações deste apoio estatal na semana passada possam ter ascendido a 700.000 – a acontecer, será uma diminuição face aos 744.000 pedidos da semana precedente. Ainda nos EUA, teremos também os dados das vendas a retalho e da produção industrial em março.

Fim da Libor em audições no Congresso

O comité dos serviços financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA vai iniciar audições sobre o fim da Libor. O presidente da Fed, Jerome Powell, tem alertado para a necessidade de haver legislação que garanta a transição até ao fim desta fixação para as taxas de referência bancárias.

NewsItem [
pubDate=2021-04-15 08:30:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/20210414-2221-5-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=459
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_15_1332867068_as-provisoes-do-bcp-e-4-outras-coisas-que-precisa-de-saber-para-comecar-o-dia
, topics=[mercados]
, sections=[economia]
, score=0.000000]