mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 14 abr. 18:32

"O Quarto Mandamento": em busca da versão perdida do filme de Orson Welles no Brasil

"O Quarto Mandamento": em busca da versão perdida do filme de Orson Welles no Brasil

O realizador Joshua Grossberg vai procurar a versão integral do clássico no país, para onde acredita que terá sido enviada dirigida a Orson Welles.

Um realizador de documentários norte-americano planeia viajar para o Brasil no outono em busca de um filme desaparecido de Orson Welles: a versão original de "The Magnificent Ambersons" ("O Quarto Mandamento"), desaparecida há três quartos de século.

Por sua vez, o canal de filmes clássicos americano TCM fará um documentário sobre a investigação, que será conduzida pelo realizador Joshua Grossberg no Brasil e com lançamento previsto para o outono.

Com guião de Orson Welles, Joseph Cotten e Jack Moss, e narrado pelo próprio Welles, "O Quarto Mandamento", filmado em 1942, logo no ano a seguir a "O Mundo a Seus Pés", tornou-se um clássico, apesar de ser uma versão editada à sua revelia pelo estúdio RKO, chegando a ser nomeado para o Óscar de melhor filme. Apenas o cineasta norte-americano, a sua equipa e alguns privilegiados terão visto o filme completo.

"As cenas originais cortadas foram derretidas para recuperar o nitrato durante a Segunda Guerra Mundial", explicaram os promotores da investigação num comunicado.

A RKO cortou 43 minutos do filme original e, apesar da rejeição de Welles, acrescentou outras cenas e mudou o final.

Orson Welles em "O Mundo a Seus Pés"

Grossberg espera encontrar uma cópia de trabalho original no Brasil, que terá sido levada por Welles quando foi rodar no país sul-americano o seu filme seguinte, “É Tudo Verdade” ("It's all True"). O seu objetivo é restaurar as imagens para projetar essa "versão do realizador" nos cinemas.

"A versão alargada de 'Metrópolis', de Fritz Lang [1927] foi encontrada num museu argentino em 2008, portanto pode ser que a cópia perdida de 'O Quarto Mandamento' também exista em algum lugar no Brasil", disse Joshua Grossberg no comunicado.

Questionado pela agência France Press, Serge Bromberg, especialista em restauração de filmes, mostrou-se cético: "Também procurei essas bobinas que supostamente estavam na França, mas não resultou", comentou.

Mas admitiu que se Grossberg as encontrar no Brasil, seria um tesouro para todos os cinéfilos.

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 19:32:49.0
, url=https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/o-quarto-mandamento-em-busca-da-versao-perdida-do-filme-de-orson-welles-no-brasil
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=312
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_990022954_-o-quarto-mandamento-em-busca-da-versao-perdida-do-filme-de-orson-welles-no-brasil
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]