www.publico.ptpublico.pt - 14 abr. 19:51

Projecto europeu quer desenvolver estratégia de mitação de captura acidental de cetáceos

Projecto europeu quer desenvolver estratégia de mitação de captura acidental de cetáceos

Entre as espécies prioritárias do projecto destacam-se o golfinho-comum, o boto, o roaz, a orca, a baleia-comum, a baleia-anã e o zífio.

Investigadores portugueses integram um projecto que visa desenvolver, juntamente com Espanha e França, uma estratégia de avaliação, monitorização e mitigação da captura acidental de cetáceos na região do golfo da Biscaia e costa Ibérica, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Ciimar) da Universidade do Porto, uma das entidades portuguesas que integram o projecto, explica que o mesmo tem como principal objectivo “reduzir a captura acidental de cetáceos em actividades de pesca na União Europeia”.

Nesse sentido, o projecto, intitulado CetAMBICion e coordenado pelo Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC) de Espanha, vai reforçar a colaboração e investigação científica entre os três países para avaliar o estado das populações de cetáceos. Entre as espécies prioritárias do projecto destacam-se o golfinho-comum, o boto, o roaz, a orca, a baleia-comum, a baleia-anã e o zífio.

Ao longo dos próximos dois anos, o projecto vai actualizar o conhecimento científico sobre a distribuição e abundância de cetáceos, o impacto da actividade da pesca e avaliar as medidas de mitigação aplicadas no golfo de Biscaia e costa ibérica para alcançar o bom estado ambiental no âmbito da Directiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

Além de aprofundar o conhecimento científico sobre a distribuição, habitat, abundância, características demográficas e taxas de mortalidade destas espécies, o projecto vai propor medidas técnicas tendo em vista a redução das capturas. “As actividades previstas serão desenvolvidas em estreita colaboração com o sector pesqueiro”, acrescenta o Ciimar.

O projecto envolve 15 parceiros de administrações públicas e organismos públicos de investigação e de conservação, em colaboração com o sector pesqueiro e organizações não-governamentais de ambiente (ONGA). Além do Ciimar, em Portugal integram o projecto a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Universidade do Algarve.

Espanha participa no projecto através da Fundação AZTI, a Fundação Biodiversidade, o Instituto Espanhol de Oceanografia, a Secretaria-Geral da Pesca (SGP) e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente. Já França é representada pelo Ministério da Transição Ecológica, da Universidade de La Rochelle e do Gabinete Francês da Biodiversidade. O CetAMBICion desenvolve-se de acordo com a Directiva Habitats e a Política Comum das Pescas.

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 20:51:24.0
, url=https://www.publico.pt/2021/04/14/ciencia/noticia/projecto-europeu-quer-desenvolver-estrategia-mitacao-captura-acidental-cetaceos-1958576
, host=www.publico.pt
, wordCount=366
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_400094841_projecto-europeu-quer-desenvolver-estrategia-de-mitacao-de-captura-acidental-de-cetaceos
, topics=[biodiversidade]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]