www.jn.ptjn.pt - 14 abr. 22:04

Cascais diz ter solução para vacinar PALOP com produção nacional

Cascais diz ter solução para vacinar PALOP com produção nacional

Além de haver outros autarcas interessados na aquisição de vacinas que Carlos Carreiras diz ter assegurado, haverá capacidade de produção na região de Lisboa.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais anunciou, nas redes sociais, ter recebido a confirmação de disponibilidade de vacinas alternativas às da AstraZeneca e da Johnson&Johnson para Portugal, tendo já feito contactos com outros autarcas interessados na aquisição, como Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

Carlos Carreiras revelou ainda que o acordo, que começou a negociar em janeiro, inclui a possibilidade de cedência de patente para produção do medicamento antivírus em território nacional, numa unidade farmacêutica da Área Metropolitana de Lisboa, desde que assegure a inoculação nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

"Utilizámos a nossa rede de cidades geminadas para chegar ao contacto de países, laboratórios e multinacionais", explicou Carreiras, num artigo de opinião publicado ontem no jornal "inevitável". Cascais é cidade geminada, entre outras sem produção de vacinas, com Wuxi, na China, o que poderá indicar que o autarca se referia à vacina chinesa.

"É preciso obrigar a EMA (Autoridade Europeia do Medicamento) a ser célere no método e despreconceituosa no julgamento", acrescentou Carreiras, que mencionou ainda o "poder suave" de Portugal para negociar com "Estados com quem as relações europeias tendam a ser mais tensas".

Todo o processo foi tratado, assegurou, "em completa articulação com o Governo". Ao JN, fonte do Executivo recusou comentar ou adiantar mais pormenores.

"A desorganização do Ministério da Saúde, a filosofia de quintal na administração pública, está a boicotar o esforço das autarquias", acusou Carreiras, que o JN tentou também contactar.

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 23:04:00.0
, url=https://www.jn.pt/nacional/cascais-diz-ter-solucao-para-vacinar-palop-com-producao-nacional-13571668.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_300610927_cascais-diz-ter-solucao-para-vacinar-palop-com-producao-nacional
, topics=[coronav�rus, pandemia, palop, vacinas, vacina para a covid-19, vacina covid-19, covid-19, coronavírus, nacional, sars-cov-2, vacina��o]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]