observador.ptobservador.pt - 14 abr. 18:14

Lisboa alarga testagem gratuita a atletas de clubes da cidade e anuncia 20 milhões em linha de apoio

Lisboa alarga testagem gratuita a atletas de clubes da cidade e anuncia 20 milhões em linha de apoio

Fernando Medina quer levar iniciativa de Cidade Europeia do Desporto mais longe, a Cidade Europeia da Saúde e anunciou reforço na testagem e nas linha...

Lisboa já estava a testar todos os munícipes das freguesias com mais de 120 mil casos por cada mil habitantes, mas a pretexto da inauguração da iniciativa Capital Europeia do Desporto 2021 a autarquia decidiu alargar a hipótese de testagem também a todos os atletas de clubes da capital portuguesa.

O anúncio foi feito por Fernando Medina, na apresentação da Lisboa Cidade Europeia do Desporto 2021, que explicou que a testagem gratuita não se cinge àqueles que têm “testes obrigatórios”, mas também “por razões de precaução”, sendo que será a autarquia a assumir os custos envolvidos. A medida faz parte de um pacote de reforço para a área do desporto, apresentado na iniciativa.

“Apoio à testagem a todos os atletas da cidade que precisem dessa testagem, por razões obrigatórias no caso dos federados, ou por razões de precaução, para que os clubes possam retornar mais rapidamente a sua atividade ao ritmo do desconfinamento. A câmara assumirá essa responsabilidade, esses encargos, apoiando a retoma da atividade dos clubes”, afirmou Fernando Medina.

Outro dos eixos da estratégia prevê um apoio de 20 milhões de euros, a aplicar entre junho deste ano até junho de 2022, segundo o edil. É um programa que prevê “quatro pilares: atividade, equipamento, infraestrutura, capacitação e formação” e tem por objetivo “dar um salto qualitativo do ponto de vista das infraestruturas, das atividades, da capacidade institucional de cada clube e coletividade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, anunciou o presidente da autarquia, todos os clubes e coletividades poderão receber, desde já, apoio financeiro para recuperar do impacto causado pela Covid-19, num novo apoio regular, criado de forma extraordinário ao longo deste ano. “Não estamos a lidar com o início da pandemia, mas com o meio, já passámos um ano desta situação. Lisboa protege vai ter um apoio excecional este ano, no ano que queremos que seja o do fim da pandemia”, afirmou Fernando Medina durante a apresentação.

Depois de hastear a bandeira da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, na presença do ministro da Educação, a comitiva ouviu ainda o hino da iniciativa pela voz da fadista Cuca Roseta. Fernando Medina considerou ainda que aliar a iniciativa de Capital Europeia do Desporto à de Capital Verde Europeia (de 2020) permitirá tornar Lisboa numa “Capital da Saúde” e transportar a nova forma de organizar a iniciativa para os próximos três anfitriões (Haia, Glasgow e Génova) com os quais já está criado, aliás, um consórcio europeu.

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 19:14:55.0
, url=https://observador.pt/2021/04/14/%e2%80%a8lisboa-alarga-testagem-gratuita-a-atletas-de-clubes-da-cidade-e-anuncia-20-milhoes-em-linha-de-apoio/
, host=observador.pt
, wordCount=404
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_256383635_lisboa-alarga-testagem-gratuita-a-atletas-de-clubes-da-cidade-e-anuncia-20-milhoes-em-linha-de-apoio
, topics=[câmara municipal lisboa, lisboa, coronavírus]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]