visao.sapo.ptPaulo Matos - 14 abr. 13:13

Exame Informática | IT, o que os candidatos mais procuram numa mudança de projeto profissional?

Exame Informática | IT, o que os candidatos mais procuram numa mudança de projeto profissional?

“Gradualmente, assistimos a condições como trabalho remoto, formação, novas tecnologias, e fringe benefits, como fatores que determinam uma mudança profissional” – a opinião de Cláudia Sá, Specialized Recruitment Manager da Kelly Services

As organizações têm, cada vez mais, vindo a adaptar-se às novas tendências do mercado, nomeadamente no que diz respeito às motivações dos candidatos, por forma a corresponder mais rapidamente aos seus resultados. Embora uma melhoria salarial seja sempre um motivo forte que leva os candidatos a ponderarem uma mudança de projeto, já não é suficiente para seduzir os mesmos.

Temos vindo a assistir, nos últimos anos, a uma mudança de comportamento relativamente à motivação dos candidatos, quer seja nas abordagens proativas, ou em contexto de entrevista. Gradualmente, assistimos a condições como trabalho remoto, formação, novas tecnologias, e fringe benefits, como fatores que determinam uma mudança profissional.

Para muitos, o trabalho remoto, quer seja a 100%, ou com alguma flexibilidade tem sido cada vez mais uma das exigências dos candidatos. Esta tendência já se vinha a sentir, e hoje face à pandemia tornou-se um dos principais requisitos, que, de certa forma, também vem facilitar a procura de candidatos neste setor tão dinâmico como é o das tecnologias de informação e permite também encontrar resultados mais rápidos e eficazes.

A formação, seja a plataforma Udemy ou LinkedIn Learning, é igualmente apetecível para a maior parte dos candidatos. Com a modernização e dinamismo inerente ao mercado de trabalho no setor das tecnologias de informação, é importante que os candidatos se adaptem rapidamente a novas ferramentas e tecnologias. Nesse sentido, as empresas deverão ser promotoras do desenvolvimento do potencial dos seus candidatos possibilitando a formação e a utilização de tecnologias atuais e emergentes no mercado, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Por esse motivo, trabalhar com novas tecnologias, torna-se cada vez mais um fator decisivo para mudar de projeto profissional. No que concerne aos fringe benefits, atrevo-me a dizer que soluções como a componente de flex é uma mais-valia para muitos dos candidatos, uma vez que, dependendo das suas necessidades, têm a liberdade de personalizar a forma como o usufruem.

As organizações nem sempre têm disponibilidade para se ajustarem às motivações dos candidatos, pela ideia de equidade que pretendem manter. No entanto, é urgente ponderarem a flexibilidade e personalização das suas ofertas de acordo com o talento que pretendem contratar.

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 14:13:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/opiniao-ei/2021-04-14-it-o-que-os-candidatos-mais-procuram-numa-mudanca-de-projeto-profissional/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=356
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_1818079848_exame-informatica-it-o-que-os-candidatos-mais-procuram-numa-mudanca-de-projeto-profissional
, topics=[tecnologia, opinião, kelly services, emprego, exame informática]
, sections=[opiniao, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]