visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 14 abr. 18:00

Visão | Os segredos para dormir melhor

Visão | Os segredos para dormir melhor

As queixas de insónias aumentaram durante a pandemia, mas é possível evitar as “noites em branco”. Porque estamos com mais distúrbios do sono e o impacto na saúde

Andar sonolento até à hora de ir para a cama, passar noites sem conseguir pregar olho, dormir aos bocados, acordar sem energia, irritável, com quebras de foco e perdas de rendimento. Queixas comuns que, não sendo de agora, se agravaram com a chegada do SARS-CoV-2. Até já existe um novo termo para isso – “coroninsónia” – e refere-se aos problemas de sono associados à pandemia.

As taxas de depressão dispararam pela sensação de ter a vida suspensa e estar a gerir mais perdas e lutos do que até então. As de ansiedade também, devido às preocupações socioeconómicas e à incerteza quanto ao futuro. O isolamento físico e social e as quarentenas foram compensados com mais tempo de ecrã, sobretudo à noite, e fizeram-se acompanhar de sentimentos de tédio, desmotivação, alterações do apetite e aumento do consumo de álcool e de tabaco.

Como se isto não fosse o bastante para desregular o sono ou torná-lo menos reparador, cresceram os sintomas de mal-estar, fadiga crónica e stresse, em boa parte devido à concentração do trabalho e do ensino a partir de casa, que alteraram as rotinas diárias e reduziram os zeitgebers, estímulos externos que sincronizam a vigília e o sono e mantêm o ritmo circadiano equilibrado. A confirmá-lo, os indicadores da Associação das Farmácias Portuguesas, que referem um aumento da procura de aconselhamento por parte dos utentes das farmácias comunitárias. Na sua maioria, são adultos na faixa etária entre os 30 e os 40 anos que procuraram ajuda para ultrapassar perturbações no sono e quadros ansiosos durante o dia, e pais de adolescentes que identificam alterações no comportamento dos filhos, mas também houve mais jovens adultos (Ensino Secundário e Ensino Superior) a acorrerem aos farmacêuticos e mulheres em pré-menopausa com agravamento das dificuldades em dormir.

Este artigo não está disponível na íntegra no site. ASSINE AQUI e leia a edição digital da VISÃO em primeira mão.
Se JÁ É ASSINANTE da VISÃO digital, leia na aplicação a nova edição ou clique AQUI.

NewsItem [
pubDate=2021-04-14 19:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-04-14-os-segredos-para-dormir-melhor/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_14_1164991804_visao-os-segredos-para-dormir-melhor
, topics=[sociedade, insónias, dormir]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]