visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 9 abr 08:00

Visão | Mercearia Aurora: Legumes, fruta, flores e muita criatividade, em São Pedro do Estoril

Visão | Mercearia Aurora: Legumes, fruta, flores e muita criatividade, em São Pedro do Estoril

Com o bar Toca da Raposa fechado, Constança Cordeiro arrumou temporariamente o shaker e abriu uma mercearia em São Pedro do Estoril. Chama-se Aurora e tem muita coisa boa

Constança Cordeiro assume que é demasiado irrequieta para estar sem criar e dar vida às suas ideias. “Percebi, durante o confinamento, que me dá gozo fazer coisas diferentes”, diz a bartender de 29 anos, proprietária do bar Toca da Raposa, em Lisboa, encerrado até ao próximo outono. E, numa altura desafiante, pensou “em modo de sonho longínquo”: “Se um dia fizesse alguma coisa na zona onde vivo, o que seria?” Lembrou-se de abrir uma mercearia em São Pedro do Estoril, onde, diz, faltam sítios onde comprar, por exemplo, fruta e legumes. No dia 9 de março, inaugurava a Mercearia Aurora.

Da quinta Vale das Dúvidas, no Alentejo, perto da Vidigueira, chegam, todas as quartas-feiras, o funcho, o aipo, a cebola, o alecrim, o tomilho, a couve pak choi, entre outros legumes, produzidos em modo biológico. As restantes hortícolas e a fruta vêm do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). A primeira visita àquele mercado enorme teve várias peripécias que Constança não vai esquecer. Desde a falta de um porta–paletes próprio (tentou remediar-se com dois skates), tudo lhe aconteceu.

Nas prateleiras da Mercearia Aurora, há também pão de fermentação lenta da padaria Taleiga (na Parede) e, aos sábados, o brioche e as baguetes da Isco (em Alvalade, Lisboa), além de queijos, manteigas temperadas, empadas congeladas, e, feitos pela própria, frasquinhos com tomate seco, azeitonas e manjericão, chutney de manga e Nutella caseira, entre outros mimos. Falta ainda mencionar o cantinho dedicado às flores, ali vendidas avulso ou em arranjos. Se no bar Constança tinha as noites preenchidas, aqui são as manhãs e as tardes que a mantêm ocupada. Mas há um elemento comum, diz: “A proximidade com as pessoas, e é isto que realmente me dá prazer.”

Mercearia Aurora > R. Sacadura Cabral, 377B, São Pedro Estoril, Cascais > ter-dom 10h-20h

NewsItem [
pubDate=2021-04-09 07:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/visaose7e/comer-e-beber/2021-04-09-mercearia-aurora-legumes-fruta-flores-e-muita-criatividade-em-sao-pedro-do-estoril/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=298
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_09_507290268_visao-mercearia-aurora-legumes-fruta-flores-e-muita-criatividade-em-sao-pedro-do-estoril
, topics=[comer e beber, fruta, legumes, mercearia, visão sete, constança cordeiro, mercearia aurora, cascais]
, sections=[]
, score=0.000000]