www.publico.ptpublico.pt - 9 abr 09:52

Há 50 anos que as luzes permanecem acesas numa loja de néons em Nova Iorque

Há 50 anos que as luzes permanecem acesas numa loja de néons em Nova Iorque

Ao longo das décadas, outras formas de iluminação, como LEDs, tornaram-se mais baratas de fazer e os letreiros de néon caíram em desuso, mas não na Let There Be Neon.

De um Ronald McDonald de pernas cruzadas a uma taça de Martini repleta de azeitonas, os letreiros de néon clássicos preenchem a Let There Be Neon, uma loja em Manhattan que faz todos os seus letreiros. O que torna esse brilho quente e brilhante?

Quando a electricidade passa por um tubo cheio de gás néon inerte, o tubo acende-se, explica Jeff Friedman, proprietário da loja desde 1990. “O néon é vermelho quando aceso, a cor pura do néon. Mas também usamos argónio,um gás que é azul, e combinando os diferentes gases com diferentes cores de vidro ou fósforo dentro do tubo, obtemos diferentes cores”, acrescenta.

A loja de 325 metros quadrados foi fundada pelo artista, pintor e documentarista Rudy Stern em 1972, e Friedman começou a trabalhar ali cinco anos depois.

Sinais brilhantes de todas as cores do arco-íris iluminam a loja, enquanto os dobradores de vidro seguram tubos sobre chamas azuis, moldando-as em várias letras e desenhos. “O néon é puro, é feito à mão, é feito de vidro, é reciclável”, enumera Friedman, listando o que considera serem as vantagens do néon sobre a iluminação de plástico.

“Antes da covid, estávamos a produzir mais néon do que jamais havíamos feito antes”, diz. “Quando a covid apareceu, foi como se os cigarros tivessem sido deixados acesos nos cinzeiros”, ilustra.

Friedman espera que os negócios reabram à medida que as pessoas recuperam a confiança e diz que a quantidade de trabalho que estão a receber começa agora a aumentar. “Não está perto do que era antes da covid, mas as luzes estão acesas, nós existimos, nós sobrevivemos.”

NewsItem [
pubDate=2021-04-09 08:52:04.0
, url=https://www.publico.pt/2021/04/09/impar/noticia/ha-50-anos-luzes-permanecem-acesas-loja-neons-nova-iorque-1957813
, host=www.publico.pt
, wordCount=262
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_09_1430552119_ha-50-anos-que-as-luzes-permanecem-acesas-numa-loja-de-neons-em-nova-iorque
, topics=[vintage]
, sections=[]
, score=0.000000]