rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 8 abr 20:42

Governo oficializa fim do SEF e criação do SEA

Governo oficializa fim do SEF e criação do SEA

A medida permite uma reconfiguração da “forma como os serviços públicos lidam com o fenómeno da imigração, adotando uma abordagem mais humanista e menos burocrática", refere o executivo.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que vai passar a chamar-se Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA).

“Foi aprovada a resolução que aprova as orientações de política legislativa para a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, determinando a criação do Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA), que sucede ao mesmo”, anuncia o Governo, em comunicado.

A reestruturação do SEF tinha sido anunciada na sequência do caso da morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, no aeroporto de Lisboa.

O Conselho de Ministros sublinha que, a partir de agora, haverá uma “clara separação orgânica entre as funções policiais e administrativas de autorização e documentação de imigrantes”.

A medida permite uma reconfiguração da “forma como os serviços públicos lidam com o fenómeno da imigração, adotando uma abordagem mais humanista e menos burocrática, em consonância com o objetivo de atração regular e ordenada de mão-de-obra para o desempenho de funções em diferentes setores de atividade”, refere o comunicado do Governo.

NewsItem [
pubDate=2021-04-08 19:42:44.0
, url=https://rr.sapo.pt/2021/04/08/pais/governo-oficializa-fim-do-sef-e-criacao-do-sea/noticia/233823/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=163
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_08_1629220929_governo-oficializa-fim-do-sef-e-criacao-do-sea
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]