observador.ptobservador.pt - 7 abr 22:51

Casa Branca desmente "discussões" para boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim de 2022

Casa Branca desmente "discussões" para boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim de 2022

Vários ativistas e políticos republicanos aumentaram os apelos a um boicote aos próximos Jogos Olímpicos de Inverno devido à alegada violação de direi...

A Casa Branca afirmou esta quarta-feira que “não existem discussões” sobre um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim de 2022 devido à alegada violação de direitos humanos na China, negando conversas nesse sentido com aliados.

“Não tivemos quaisquer discussões, e não temos quaisquer discussões, sobre qualquer boicote ao lado de aliados ou parceiros”, declarou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Esta quarta-feira, Pequim pediu aos Estados Unidos que não avançassem com essa medida, dado que “a politização do desporto prejudica o espírito da Carta Olímpica e os interesses dos atletas de todos os países“.

Um porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Ned Price, tinha admitido que Washington ponderava analisar um boicote aos Jogos, após um aumento de pressão de grupos políticos e de defesa dos direitos humanos.

Vários grupos ativistas e políticos republicanos aumentaram recentemente os apelos a um boicote aos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que devem disputar-se entre 4 e 20 de fevereiro de 2022, com base em alertas de várias Organizações Não Governamentais, que acusam a China de perseguir muçulmanos uigures e de os colocar em campos de concentração, onde serão vítimas de vários abusos, de acordo com relatos de sobreviventes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

NewsItem [
pubDate=2021-04-07 21:51:27.0
, url=https://observador.pt/2021/04/07/casa-branca-desmente-discussoes-para-boicote-aos-jogos-olimpicos-de-inverno-pequim-de-2022/
, host=observador.pt
, wordCount=201
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_07_655303470_casa-branca-desmente-discussoes-para-boicote-aos-jogos-olimpicos-de-inverno-pequim-de-2022
, topics=[estados unidos da américa, china, jogos olímpicos]
, sections=[]
, score=0.000000]