www.jn.ptjn.pt - 8 abr 00:14

Generoso como muito poucos

Generoso como muito poucos

O desaparecimento inesperado e repentino de Jorge Coelho provoca em mim uma dor que não tem nome.

Amigo há várias décadas, desde que nos cruzámos no Governo de António Guterres e aí iniciámos uma trajectória empenhada e comprometida no sentido do desenvolvimento do país com o qual sonhávamos.

Foi um período inesquecível de enriquecimento e crescimento espiritual.

Pessoa de uma energia inquebrantável, de uma lealdade e de uma solidariedade inultrapassáveis.

Ficará nos anais da política a atitude que tomou aquando da tragédia da ponte de Entre-os-Rios. Entendeu assumir uma culpa que não tinha "porque a culpa não podia morrer solteira".

Era assim o Jorge Coelho. Um homem destemido e desassombrado, com uma energia sem limites e uma alegria transbordante. Que tudo arrastava à sua passagem. Generoso como muito poucos, sem arrependimentos.

Recordo os inúmeros momentos que passámos juntos, a palavra amiga que sempre sabia dar, o conforto de nunca faltar com o seu apoio mesmo quando não concordava connosco. A sua enorme intuição política e a sua capacidade de comunicação fizeram dele um político brilhante, arrojado e empenhado, que conquistou o respeito e a admiração de quantos com ele se cruzavam, nos diversos espectros político-ideológicos. A sua presença constituía, só por si, sucesso garantido!

PUB

Fará uma falta imensa, pois continuava a intervir no espaço público nas causas em que acreditava e em que entendia dever dar a sua colaboração ou influenciar pela positiva com a sua opinião. Neste contexto ajudou muitos a não cometer erros! Empenhou-se na luta pelo esbatimento das assimetrias regionais que marcam o país e com as quais não se conformava. Até ao fim!

Dele só se pode dizer que mereceu o bem que teve na vida. Só não sei se teve todo o bem que merecia.

Ficar-lhe-ei sempre grata por tudo quanto me deu e me ensinou. Mas perdê-lo é irreparável!

*Ex-ministra da Saúde e da Igualdade

NewsItem [
pubDate=2021-04-07 23:14:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/generoso-como-muito-poucos-13545213.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_04_07_1252795486_generoso-como-muito-poucos
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]