observador.ptobservador.pt - 5 mar. 07:52

Autoridades irlandesas investigam quatro casos de fetos mortos com potencial ligação à Covid-19

Autoridades irlandesas investigam quatro casos de fetos mortos com potencial ligação à Covid-19

As autoridades irlandesas estão a acompanhar quatro casos de natimortos com uma possível ligação à Covid-19, mas alertam que é precisa mais investigaç...

As autoridades irlandesas estão a investigar a ligação entre quatro casos de natimortos e a Covid-19, disse esta quinta-feira Ronan Glynn, diretor-geral do Departamento da Saúde daquele país. Citado pela Euronews e AFP, Glynn falou em conferência de imprensa, em Dublin, numa “potencial ligação” entre “quatro relatórios preliminares de natimortos” e a infeção pelo SARS-CoV-2.

As quatro mulheres testaram positivo para o novo coronavírus e posteriormente deram à luz natimortos, cuja causa de morte foi uma infeção na placenta, de acordo com os médicos legistas (um natimorto corresponde à morte de um feto após 20 semanas de gestação).

Ainda assim, mais investigação precisa de ser feita antes que os resultados possam ser confirmados — Ronan Glynn não deu muitos detalhes uma vez que “não há muito mais nesta fase” e os médicos ainda não concluíram as suas descobertas. Em causa pode estar a condição “Covid Placentitis”, que embora seja “uma preocupação”, é também “muito rara” e sem grande incidência a nível internacional.

Em comunicado, Cliona Murphy, do Instituto de Obstetras e Ginecologistas, disse que um número reduzido de casos estava a ser investigado e alertou para a importância das mulheres grávidas infetadas com Covid-19 comparecerem nas consultas médicas nas semanas após a infeção. “A grande maioria das mulheres grávidas com Covid tiveram sintomas leves e não tiveram resultados adversos. Os dados de vigilância em grande escala no Reino Unido não mostraram maior incidência de natimortos”, confirmou ainda.

Os últimos números na Irlanda mostram que, desde o início da pandemia naquele país que atravessa agora o seu terceiro confinamento, já morreram 4.396 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

NewsItem [
pubDate=2021-03-05 08:52:11.0
, url=https://observador.pt/2021/03/05/autoridades-irlandesas-investigam-quatro-casos-de-fetos-mortos-com-potencial-ligacao-a-covid-19/
, host=observador.pt
, wordCount=266
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_03_05_496059156_autoridades-irlandesas-investigam-quatro-casos-de-fetos-mortos-com-potencial-ligacao-a-covid-19
, topics=[coronavírus]
, sections=[]
, score=0.000000]