observador.ptobservador.pt - 5 mar. 08:16

EUA. FBI detém funcionário de ex-Presidente Donald Trump pela invasão ao Capitólio

EUA. FBI detém funcionário de ex-Presidente Donald Trump pela invasão ao Capitólio

Trata-se de Federico Klein, um homem de 42 anos que trabalhou como analista para a campanha de Donald Trump e depois no Departamento de Estado. É a pr...

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 06 de janeiro, noticiaram os “media” norte-americanos.

Trata-se de Federico Klein, um homem de 42 anos que, durante a administração Trump, foi nomeado para trabalhar no Departamento de Estado.

O detido foi primeiro designado para o Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental, especificamente no departamento responsável por acompanhar o Brasil e o Cone Sul (região da América do Sul), e depois transferido para aquele que gere os pedidos de acesso à informação federal, conhecido como FOIA.

Klein, que foi detido na Virgínia, tinha trabalhado anteriormente para a campanha presidencial de 2016 de Trump como analista. Antes de se envolver na política ao lado de Trump, Klein serviu no Corpo de Fuzileiros Navais no Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais de 300 pessoas foram acusadas no tribunal federal pelo ataque ao Capitólio, mas Klein é o primeiro com ligações à administração Trump.

A 06 de janeiro, uma multidão de apoiantes do Trump invadiu o Congresso com a intenção de parar o processo de certificação — que nessa altura estava a decorrer nas duas câmaras legislativas — do resultado das eleições que deu a vitória ao atual Presidente, Joe Biden.

Fotogaleria. As imagens da invasão do Capitólio por manifestantes pró-Trump

Na invasão (antes de entrarem no edifício e já lá dentro) morreram cinco pessoas, quatro apoiantes de Trump e um polícia. Dois outros agentes que participaram na operação suicidaram-se nos dias que se seguiram.

Trump foi sujeito a um segundo processo de destituição no Congresso, na sequência da invasão ao Capitólio, acusado do crime de “incitamento à insurreição”, mas foi absolvido do “impeachment”, com 56 votos contra e 44 a favor.

NewsItem [
pubDate=2021-03-05 09:16:21.0
, url=https://observador.pt/2021/03/05/eua-fbi-detem-funcionario-de-ex-presidente-donald-trump-pela-invasao-ao-capitolio/
, host=observador.pt
, wordCount=287
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_03_05_488192116_eua-fbi-detem-funcionario-de-ex-presidente-donald-trump-pela-invasao-ao-capitolio
, topics=[justiça, estados unidos da américa, donald trump, fbi]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]