www.publico.ptpublico.pt - 5 mar. 09:27

Tiger Woods não se lembra de estar ao volante na altura do acidente

Tiger Woods não se lembra de estar ao volante na altura do acidente

As autoridades de Los Angeles, EUA, continuam a investigar as circunstâncias do aparatoso acidente da passada semana que deixou o golfista norte-americano em estado grave.

Tiger Woods disse às autoridades que não sabe como o acidente, em que terá estado envolvido apenas o seu veículo, aconteceu nem sequer de estar conduzir, avançou o USA Today, citando uma cópia do mandado de busca que foi utilizado pelo Departamento do Xerife do condado de Los Angeles para obter a caixa negra do SUV em causa.

“Os agentes perguntaram como ocorreu a colisão”, no seu primeiro depoimento. “O condutor respondeu que não sabia e nem sequer se lembrava de estar a conduzir... O condutor foi tratado aos seus ferimentos no hospital e foi-lhe perguntado de novo como ocorreu a colisão. Ele repetiu que não sabia e não se lembrava de ter conduzido.”

A caixa negra do automóvel aloja dados relacionados com velocidade e aceleração, sequência de travagem, alterações do ângulo de direcção e outras actividades de instrumentação. Um delegado do xerife disse, na quarta-feira, que este tipo de mandado é comum no condado de Los Angeles e considerado como parte das diligências de investigação, mesmo quando tudo indica ter-se tratado de apenas um acidente.

“Estamos a tentar determinar se foi cometido um crime”, disse o delegado do xerife John Schloegl. “Se alguém estiver envolvido numa colisão rodoviária, temos de reconstruir a colisão [para determinar] se houve alguma condução imprudente, se alguém estava ao telemóvel ou algo do género. Determinamos se houve um crime. Se não houve crime, encerramos o caso, e foi um acidente.”

O conhecido golfista, de 45 anos, sofreu ferimentos graves, na semana passada, num acidente perto da fronteira entre Rolling Hills Estates e Rancho Palos Verdes, Califórnia. Woods era o único ocupante do carro, tendo sido retirado pelos bombeiros com a ajuda de um desencarcerador, socorrido pelos paramédicos de Los Angeles County e transportado para o hospital local, tendo sido operado de urgência para tratar múltiplos ferimentos na perna direita e submetido a outro procedimento na última sexta-feira.

Tiger Woods (n. 1975, Cypress, Califórnia, EUA)​ é um dos expoentes máximos da história do golfe, somando 82 títulos no circuito norte-americano PGA e 15 majors. Em termos sociais, Woods teve um grande papel no desenvolvimento do golfe para as classes menos envolvidas na modalidade, especialmente entre as minorias nos Estados Unidos. Em 2009, Tiger Woods voltou a fazer história quando a revista Forbes revelou que ele se tinha tornado o primeiro desportista multimilionário, arrecadando mil milhões de dólares em patrocínios e prémios.

NewsItem [
pubDate=2021-03-05 10:27:07.0
, url=https://www.publico.pt/2021/03/05/impar/noticia/tiger-woods-nao-lembra-estar-volante-altura-acidente-1953165
, host=www.publico.pt
, wordCount=396
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_03_05_1035971143_tiger-woods-nao-se-lembra-de-estar-ao-volante-na-altura-do-acidente
, topics=[acidentes]
, sections=[]
, score=0.000000]