visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 4 mar. 18:55

Visão | OPEP mantém cortes na oferta, Rússia e Cazaquistão vão aumentar produção

Visão | OPEP mantém cortes na oferta, Rússia e Cazaquistão vão aumentar produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados decidiram hoje manter em abril os atuais cortes na oferta petrolífera, enquanto a Rússia e o Cazaquistão aumentarão moderadamente a produção

Os ministros do setor dos 23 países do grupo OPEP+ aprovaram “a continuação dos níveis de produção de março para o mês de abril, com exceção da Rússia e Cazaquistão”, informou a organização em comunicado.

O acordo de hoje permite a Moscovo aumentar a sua produção em 130.000 barris diários e ao Cazaquistão mais 20.000 barris por dia, acrescenta a nota da OPEP.

Já a Arábia Saudita continuará em abril a deixar fora do mercado um milhão de barris diários, um corte que esteve em vigor em fevereiro e março, decidido de forma unilateral e adicional em relação ao compromisso de redução da produção.

A OPEP+ (OPEP e aliados), responsável por cerca de 60% da produção mundial de petróleo, vai continuar a manter um corte na oferta de 6,85 milhões de barris diários, depois de em maio passado ter decidido uma redução sem precedentes para compensar a queda histórica no consumo de combustíveis causada pela pandemia de covid-19 e travar a descida dos preços.

Na declaração final, os ministros congratularam-se por o cumprimento dos compromissos ter alcançado 101% e pelo efeito positivo das medidas.

Desde a reunião de abril de 2020 até finais de janeiro de 2021, a OPEP+ deixou de produzir 2.300 milhões de barris de petróleo, “acelerando o reequilíbrio do mercado de petróleo”, assinaram os países do grupo.

Depois de ter sido anunciada a decisão da reunião da OPEP+ (que decorreu por videoconferência), os preços do petróleo reagiram com uma subida acentuada e o preço do petróleo Brent (de referência na Europa) chegou a subir 5,47% no mercado de futuros de Londres.

A próxima reunião foi convocada para o dia 01 de abril.

EO // JNM

NewsItem [
pubDate=2021-03-04 19:55:04.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2021-03-04-opep-mantem-cortes-na-oferta-russia-e-cazaquistao-vao-aumentar-producao/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=270
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_03_04_374085153_visao-opep-mantem-cortes-na-oferta-russia-e-cazaquistao-vao-aumentar-producao
, topics=[mundo, petróleo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]