observador.ptobservador.pt - 4 mar. 20:05

Mercado paralelo de vacinas contra Covid-19 já atingiu 14 mil milhões de euros na União Europeia

Mercado paralelo de vacinas contra Covid-19 já atingiu 14 mil milhões de euros na União Europeia

O Gabinete Anti-fraude Europeu alerta que existem alegados intermediários a venderem vacinas que não existem aos Estados-membros. As farmacêuticas ass...

Alegados intermediários na compra de vacinas contra a Covid-19 terão oferecido, aos governos da União Europeia, cerca de mil milhões de vacinas no valor de 14 mil milhões de euros, revelou o Gabinete Anti-Fraude Europeu (OLAF) à Reuters. As farmacêuticas, por sua vez, insistem que só vendem diretamente aos governos — sem recorrer a estes intermediários —, disse Ville Itala, diretor do OLAF.

Nestes negócios, os alegados intermediários pedem que o dinheiro seja pago adiantado, mas não fornecem dados sobre a entrega das vacinas. A maior parte destas vacinas nem sequer existem, outras são de empresas reconhecidas, mas vendidas a preços muito mais altos. O diretor do OLAF diz não ter conhecimento de nenhum governo que tenha caído nestes esquemas.

Vacinas contra a Covid-19 podem começar a ser produzidas no mercado negro, avisa o Instituto de Medicina Tropical

Uma das vacinas mais frequentemente oferecida nestes negócios paralelos é a da AstraZeneca, mas a farmacêutica diz que só negoceia diretamente com os governos, noticiou o New York Times. O que não impede, porém, que os países as vendam a terceiros. O jornal norte-americano refere que houve contactos com governos da Alemanha, Finlândia e Grécia, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A República Checa diz que já recebeu duas ofertas deste tipo no espaço de um mês, uma do Dubai, outra dos Emirados Árabes Unidos, noticia o jornal El País. As vacinas oferecidas, caso sejam reais, podem estar a ser produzidas no Instituto Serum (Índia), que está a fabricar uma vacina genérica para a AstraZeneca.

Os casos fraudulentos que o OLAF está a investigar estão relacionados tanto com criminosos profissionais como oportunistas individuais, ligados a uma rede de intermediários, normalmente com origem fora da União Europeia. Ville Itala diz que não foi registada a existência de vacinas contrafeitas, mas o mais certo é que também venha a acontecer.

My interview w @Reuters @gbaczynska on vaccine fraud: “There can be financial consequences. But there is also another aspect- trust of the people. That’s why it’s important now to prevent this, so that people can trust that if they go to take the vaccine, they are the real ones.” https://t.co/MwMYp3hVJ0

— Ville Itala (@ville_itala) March 2, 2021

Os prejuízos financeiros para os Estados são, naturalmente, um problema, mas Ville Itala defende que é ainda mais importante prevenir estes crimes para que as pessoas mantenham a confiança de que estão a ser vacinadas com vacinas reais.

NewsItem [
pubDate=2021-03-04 21:05:16.0
, url=https://observador.pt/2021/03/04/mercado-paralelo-de-vacinas-contra-covid-19-ja-atingiu-14-mil-milhoes-de-euros-na-uniao-europeia/
, host=observador.pt
, wordCount=399
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_03_04_1170147218_mercado-paralelo-de-vacinas-contra-covid-19-ja-atingiu-14-mil-milhoes-de-euros-na-uniao-europeia
, topics=[fraude, vacinas, coronavírus, união europeia]
, sections=[]
, score=0.000000]