www.jn.ptjn.pt - 24 fev 00:12

A hora da política

A hora da política

Portugal começa a tomar consciência de que está a enfrentar a maior crise social e económica dos últimos cem anos. E toda a cidadania é convocada a participar no esforço de salvação nacional.

Contudo, o papel do Estado é determinante e insubstituível, tendo de garantir que as suas funções essenciais não serão comprometidas.

Mais do que nunca, esta é a hora da política. É a hora de a política revelar a nobreza da sua função na sociedade.

Os atores políticos, estejam no poder ou na oposição, têm de fazer bem o que os cidadãos precisam que eles façam.

Da Assembleia da República espera-se leis assertivas. E do Governo exige-se que seja eficaz na resolução dos problemas do país, mas da oposição também se exige sentido da responsabilidade e que desempenhe bem o seu papel, que seja credível e se constitua, sem tibiezas ou equívocos, como verdadeira alternativa de poder.

Numa sociedade em crise, a liberdade e a democracia são imprescindíveis para que possam surgir no seu seio soluções plurais e democráticas para os problemas e sobretudo para que a verdade não seja ocultada.

É claro que é preciso humildade democrática, o que não significa falta de firmeza nas convicções ou ausência de determinação na ação, mas o diálogo político e social tem de existir. Um diálogo vertical que alcance os diferentes níveis da administração pública, desde o vértice à base da pirâmide, e transversal, por forma a não excluir nenhuma voz do poder democrático representativo.

PUB

Sendo uma das mais expressivas afirmações da vontade democrática dos cidadãos, o poder local, na senda da sua melhor tradição, desde que a pandemia chegou a Portugal, pelo seu conhecimento capilar da realidade social e experiência na ação, tem cumprido uma missão social e económica inestimável, demonstrando a sua capacidade de coordenação de recursos humanos e materiais, revelando no terreno a sua competência na articulação com outras entidades públicas e privadas.

*Presidente da Câmara Municipal da Maia

NewsItem [
pubDate=2021-02-24 00:12:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/a-hora-da-politica-13385206.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=283
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_02_24_887485386_a-hora-da-politica
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]