www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 23 fev 19:11

Ceticismo com as máscaras desvanece na Suécia com aumento das infeções

Ceticismo com as máscaras desvanece na Suécia com aumento das infeções

O número de casos de covid-19 aumentou 27% na última semana em Estocolmo, cidade que há não muito tempo viu as unidades de cuidados intensivos dos hospitais ficarem à beira do colapso.

As autoridades em Estocolmo e noutras regiões suecas estão a abandonar do ceticismo inicial e aconselham agora a população a usar máscara, isto numa altura em que o país enfrenta uma terceira vaga de infeções do coronavírus (sobretudo na capital).

Este desenvolvimento marca uma inversão nas dúvidas que anteriormente existiam no país acerca das máscaras e coincidem com um aumento das taxas de transmissão. Na terça-feira, as autoridades na capital do país recomendaram o uso de máscaras nos transportes públicos, em todo os horários e não apenas nas horas de ponta. Nos espaços fechados, como lojas e escritórios, o uso de máscaras também foi recomendado.

A resistência do vírus levou o governo a reavaliar a sua estratégia de não avançar com restrições, sendo que no mês passado o parlamento sueco aprovou um conjunto de medidas para travar a propagação do vírus.

A posição da Suécia sobre as máscaras sempre foi controversa, com o epidemiologista estatal Anders Tegnell a questionar repetidamente a sua eficácia. Mas depois de um ano de intenso debate, as máscaras são agora utilizadas por grande parte da população.

"Temos de aumentar imenso o recurso às máscaras", disse a infeciologista Maria Rotzen Ostlund. "Contudo, são apenas um complemento, o mais importante é o distanciamento social".

 

As autoridades de saúde suecas, desde o início da pandemia, que questionaram a ciência na utilização das máscaras, considerando que geravam uma falsa sensação de segurança que poderia levar a uma maior complacência nas regras de distanciamento social. Mas esta ideia foi alvo de fortes críticas, incluindo da Academia Real das Ciências Suecas, que publicou um relatório para suportar a ideia que a utilização de máscara era um meio eficaz na redução da propagação do vírus.

NewsItem [
pubDate=2021-02-23 19:11:34.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/-ceticismo-com-as-mascaras-desvanece-na-suecia-com-aumento-das-infecoes
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=278
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_02_23_983252873_ceticismo-com-as-mascaras-desvanece-na-suecia-com-aumento-das-infecoes
, topics=[coronavírus]
, sections=[economia]
, score=0.000000]