rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 23 fev 18:15

Francisco Conceição e Tiago Tomás reencontram-se. "Sempre perspetivamos enorme potencial"

Francisco Conceição e Tiago Tomás reencontram-se. "Sempre perspetivamos enorme potencial"

As promessas de FC Porto e Sporting foram colegas de equipa nos iniciados do clube leonino. "Num futuro a médio prazo estarão muitas vezes nos convocados do selecionador português", perspetiva o antigo treinador da dupla.

Francisco Conceição, extremo do FC Porto, e Tiago Tomás, avançado do Sporting, reencontram-se no clássico de sábado, depois de terem sido colegas de equipa da mesma fornada de jogadores em Alcochete.

Os dois jovens ainda com idade júnior poderão defrontar-se depois de terem alinhados juntos nos escalões de formação do Sporting. Francisco Conceição, de 18 anos, filho de Sérgio Conceição foi utilizado pelo terceiro jogo consecutivo, na segunda-feira na Madeira frente ao Marítimo e revelou-se decisivo, sofrendo a falta da grande penalidade que deu os três pontos aos dragões.

Tiago Tomás, também de 18 anos, soma 27 jogos e cinco golos pelo Sporting na presente época e deverá ser titular no Dragão, até porque Paulinho está lesionado.

João Vargas orientou Francisco Conceição e Tiago Tomás nos iniciados do Sporting. Em entrevista a o treinador acredita que vai ser o primeiro de muitos embates entre os dois jovens jogadores a quem reconhece enorme potencial.

"São dois jogadores com quem trabalhamos nos iniciados. Sempre perspetivamos enorme potencial. Pelas posições que ocupam e por terem demonstrado desde cedo uma irreverência e uma criatividade muito grande. Vai ser interessante vê-los frente a frente no clássico. Mas julgo que nos próximos anos haverá muitos jogos entre eles e desfrutarmos dos grandes desempenhos que eles já começam a ter", afirma.

João Vargas assinala a influência que Francisco Conceição começa a assumir no FC Porto e Tiago Tomás no Sporting, jogadores que podem deixar marca no clássico, apesar de não ser grande a probabilidade de Francisco jogar de início no FC Porto, sublinha o treinador.

"Começam a ser bastante importantes para as equipas e podem ser decisivos depende da forma como o jogo se irá desenrolar. Tiago Tomás pode ser opção para jogar de início mas com Francisco Conceição a probabilidade não é tão grande", perspetiva.

Sobre Tiago Tomás, o técnico recorda o jogo "muito bom" que fez contra o Benfica. "Trabalhou muito para a equipa e criou problemas ao setor defensivo do Benfica pela sua coragem, irreverência e pela velocidade que consegue introduzir nas suas ações. É sempre um jogador difícil de parar", diz.

Tertúlia Bola Branca

Domingos Paciência: "FC Porto ainda vê uma luz ao fundo do... título"

O treinador Domingos Paciência e o jornalista Pedr(...)

Ver mais

Francisco Conceição surge mais recentemente na equipa principal do FC Porto, depois de ter começado a época na equipa B. "Tem sido utilizado nos últimos minutos e desestabilizado muito as estruturas defensivas adversárias pela capacidade técnica e criatividade que tem. É um jogador muito inteligente e tem a vantagem de fazer a leitura e ter a perceção do que ocorreu até ao momento no jogo e explorar isso muito bem. Tem também um querer e uma alma grandes, o que igualmente o empurra para ganhar duelos", diz.

Futuro na seleção

Nesta entrevista a , João Vargas, antevê que os nomes de Francisco Conceição e Tiago Tomás irão constar a médio prazo com regularidade nas convocatórias da seleção nacional.

"Esses dois jogadores num futuro a médio prazo estarão muitas vezes nos convocados do selecionador português e sempre perspetivamos um potencial grande que está a confirmar-se", perspetiva.

João Vargas treinou Francisco Conceição e Tiago Tomás, juntos, nos iniciados do Sporting, numa equipa que também tinha Nuno Mendes e Eduardo Quaresma, também opções para Rúben Amorim.

O clássico entre FC Porto e Sporting está marcado para sábado, às 20h30, no Estádio do Dragão, com relato na e acompanhamento ao minuto em

NewsItem [
pubDate=2021-02-23 18:15:50.0
, url=https://rr.sapo.pt/2021/02/23/futebol-nacional/francisco-conceicao-e-tiago-tomas-reencontram-se-sempre-perspetivamos-enorme-potencial/noticia/227895/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=555
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_02_23_1660559783_francisco-conceicao-e-tiago-tomas-reencontram-se-sempre-perspetivamos-enorme-potencial
, topics=[futebol nacional, bola branca]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]