tek.sapo.pttek.sapo.pt - 23 fev 18:21

How to TEK: Quer tornar os vídeos no Instagram mais acessíveis? Descubra como colocar legendas

How to TEK: Quer tornar os vídeos no Instagram mais acessíveis? Descubra como colocar legendas

Sabia o Instagram já tem uma funcionalidade de legendas geradas automaticamente para os vídeos do IGTV? Hoje demonstramos como pode ativá-la e damos-lhe também a conhecer outras opções para legendar os vídeos que publica na rede social.

O Facebook tem vindo a introduzir uma série de funcionalidades focadas na acessibilidade dos seus utilizadores. A pensar, por exemplo, nos utilizadores com dificuldades ou deficiências visuais, a rede social fundada por Mark Zuckerberg tem um sistema de descrição automática de imagens que podem ser lidas por aplicações como a Voice Over, para iOS, ou a TalkBack, em Android.

O mesmo se passa no Instagram, onde há também a possibilidade de criar legendas alternativas, caso as descrições geradas não correspondam totalmente ao conteúdo que surge nas imagens.

Em novembro do ano passado, a empresa anunciou a chegada de uma nova funcionalidade de acessibilidade, direcionada desta vez para as pessoas com dificuldades ou deficiências auditivas. Desde então, já é possível criar vídeos para o IGTV com legendas geradas automaticamente por Inteligência Artificial.

O processo de ativação da funcionalidade é simples e, através dele, os vídeos que publica através do IGTV podem chegar a um maior público. Importa recordar que, para que o sistema consiga “apanhar” tudo o que está a ser dito, deve falar clara e pausadamente.

Clique nas imagens para saber como ativar as legendas automáticas nos vídeos do IGTV

Siga estes passos:

1 – Se quer partilhar um vídeo para o IGTV com legendas automáticas, poderá ativá-las através da secção de “Configurações avançadas” que surge quando está a preparar o conteúdo para ser partilhado.

2 – Em “Acessibilidade”, basta deslizar para ativar as legendas geradas automaticamente. Note que, dependendo da duração do vídeo, as legendas podem demorar um pouco para surgir no vídeo depois de o publicar.

3 – Se deseja ver vídeos do IGTV com legendas automáticas, aceda ao seu perfil de Instagram e clique no ícone com três barras horizontais.

4 – Escolha a opção “Definições” e selecione o separador “Conta”.

5 – Clique em Legendas e deslize para ativar a funcionalidade.

Que outras opções existem para os vídeos no Instagram?

Para já, a funcionalidade disponibilizada pelo Instagram aplica-se apenas para os vídeos do IGTV. No entanto, é possível encontrar na Internet múltiplas opções para legendar os seus conteúdos, lembrando que a vasta maioria dos editores de vídeo online já conta com ferramentas destinadas para esse fim.

Se está à procura de uma aplicação para smartphone que consiga legendar automaticamente os seus vídeos poderá encontrar na Clips (disponível apenas para iOS) ou na AutoCap (disponível tanto para Android como iOS) opções úteis e que lhe facilitarão o trabalho.

Do vasto universo de opções gratuitas disponíveis online destacamos a Kapwing. Além de permitir dar um toque especial ao conteúdo que cria através de waveforms, o website dispõe de editor de vídeo com uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para gerar legendas automaticamente com suporte a várias línguas, incluindo português

Para começar a Kapwing, precisa primeiro de criar uma conta e pode usá-la através do seu smartphone como demonstramos de seguida. Se preferir, há também a possibilidade de trabalhar nela através do computador, em especial se o vídeo em questão é mais longo.

Clique nas imagens para saber como usar a Kapwing para legendar os seus vídeos

Siga estes passos:

1 – Faça o upload do seu vídeo para a plataforma.

2 – Quando o processo de upload terminar, percorra a barra de ferramentas e clique “Subtitles”.

3 - Escolha “Auto-generate” no fundo da página.

4 – Selecione a linguagem falada no vídeo e, de seguida, escolha a opção “Auto-generate”. Há também a possibilidade de traduzir o que está a ser dito para outra língua ao clicar em “Translate transcript into another language”, clicando depois na língua desejada.

5 – Através das definições é possível fazer vários ajustes às legendas, como escolher o tamanho, tipo e posição do texto. Se notou que o sistema acabou por captar mal o que disse, pode fazer correções. Basta clicar nas palavras em questão.

6 – Clique em “Done” quando terminar de fazer todas as edições necessárias.

7 – No botão “Export Video”, selecione a opção “Export as MP4”.

8 - Quando o vídeo acabar de processar é possível fazer o seu download e partilhá-lo no Instagram.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para  geral@tek.sapo.pt.
NewsItem [
pubDate=2021-02-23 18:21:59.0
, url=https://tek.sapo.pt/how-to/artigos/how-to-tek-quer-tornar-os-videos-no-instagram-mais-acessiveis-descubra-como-colocar-legendas
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=696
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_02_23_113994461_how-to-tek-quer-tornar-os-videos-no-instagram-mais-acessiveis-descubra-como-colocar-legendas
, topics=[igtv, tecnologia, acessibilidade, legendas, how to tek, videos, apps, edição de vídeo]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]