pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 26 jan. 01:30

Atualizações do Samsung Galaxy S21 demoram mais do que o previsto

Atualizações do Samsung Galaxy S21 demoram mais do que o previsto

O Samsung Galaxy S21 não tem uma das mais básicas funções do Android 11 e que faz as atualizações demorar mais tempo que o previsto

As atualizações do Android têm vindo a ser melhoradas na forma como acontecem. A Google desenvolveu medidas que procuram torná-las mais rápidas e mais seguras, ao mesmo tempo que facilitam o processo aos utilizadores.

Esperava-se que a Samsung tivesse trazido para o seu mais recente topo de gama uma das mais simples otimizações. A verdade é que o Galaxy S21 não tem uma das mais básicas e que vai fazer as atualizações do Android demorar muito mais tempo que o previsto.

Atualizações contínuas são essenciais no Android

Uma das novidades do Android que a Google presentou em 2016 foram as atualizações “contínuas”. Estas têm vários propósitos, mas focam-se em tornar as atualizações mais rápidas e transparentes para os utilizadores.

Ao criar uma segunda partição no Android, garantem também que ficam longe de problemas. Caso estes surjam, fica mais simples reverter o processo, conseguindo ainda que o utilizador não tenha de ficar à espera que a atualização aconteça no arranque do smartphone.

Galaxy S21 não tem essa funcionalidade

Dada a relevância desta funcionalidade, esperava-se que fosse vista já no Galaxy S21. Afinal a Samsung optou por deixar de lado esta capacidade, o que vai levar a que todas as atualizações do Android vão demorar mais tempo a instalar que noutros fabricantes.

Esperava-se que este fosse o primeiro smartphone a ter presente estas atualizações “contínuas”. A razão está no facto de ser o primeiro a vir já com o Android 11, julgando-se que esta seria já uma obrigação desta versão. Na verdade, esta obrigação acabou por cair por terra.

Apparently new devices that ship with Android 11 will not be required to have A/B seamless updates from Android

Esperava-se que a Samsung trouxesse com o Android 11

Não existe uma razão para a Samsung ter colocado de lado esta funcionalidade. A maioria dos fabricantes já adotou esta funcionalidade e faz uso dela nas atualizações dos seus smartphones. O sucesso tem sido elevado, mesmo que, na verdade, não seja visível para os utilizadores.

Por outro lado, este é um espaço adicional que é ocupado com mais uma atualização do Android. Ao não ter as atualizações “contínuas” presentes, o Galaxy S21 consegue garantir um espaço livre adicional. A One UI da Samsung começa a ser pesada e assim dá alguma folga aos smartphones e aos utilizadores.

NewsItem [
pubDate=2021-01-26 02:30:09.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/atualizacoes-do-android-nos-samsung-galaxy-s21-vao-demorar-mais-tempo-do-que-o-previsto/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=374
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_26_1125731845_atualizacoes-do-samsung-galaxy-s21-demoram-mais-do-que-o-previsto
, topics=[atualizações, tecnologia, samsung, s21, continuas, android, galaxy]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]