observador.ptobservador.pt - 25 jan. 23:41

Fact Check. Ana Gomes apoiou ataque contra André Ventura?

Fact Check. Ana Gomes apoiou ataque contra André Ventura?

Publicação viral alega que candidata socialista apoiou manifestantes que tentaram atingir líder do Chega em Setúbal. É falso. Ex-eurodeputada repudiou...

A campanha presidencial já terminou, dando a Marcelo Rebelo de Sousa a renovação do seu mandato por mais cinco anos. Mesmo assim, há quem continue a incentivar o clima de crispação entre candidatos, nomeadamente, entre Ana Gomes e André Ventura, que disputaram o segundo lugar nesta eleição. Numa ação de campanha em Setúbal, que decorreu a semana passada, o líder do Chega foi recebido por manifestantes que, à saída, lançaram alguns objetos — pedras, isqueiros e caixas de pastilhas elásticas — direcionados para o candidato, como reportado por diferentes órgãos de comunicação social, das televisões, às rádios, passando pelos jornais de Portugal.

Post viral alega que Ana Gomes apoiou manifestações contra André Ventura em Setúbal.

A 21 de janeiro, no mesmo dia desse evento, surgiram rumores no Facebook, com a partilha de imagens do sucedido, onde se dizia que Ana Gomes defendeu estes atos. “É isto que Ana Gomes defende. São estes os seus eleitores. É esta a sua estratégia. É isto o socialismo”, lê-se na publicação. Atingiu as 212 partilhas. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

“Sou contra qualquer tipo de protesto violento contra qualquer candidato. Ninguém atua de forma violenta em meu nome”. Este foi o tweet  escrito pela socialista no mesmo dia da manifestação contra André Ventura em Setúbal, que chegou mesmo a envolver carga policial. Aliás, tal como Ana Gomes, também Marisa Matias e Tiago Mayan Gonçalves tiveram exatamente a mesma reação, condenando o ocorrido.

Sou contra qualquer tipo de protesto violento contra qualquer candidato. Ninguém actua de forma violenta em meu nome.

— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 21, 2021

Ou seja, mesmo que alguns dos manifestantes, neste caso da comunidade cigana, tal como escreveu o Observador noutro fact-check, tenham levado cartazes de apoio à candidata independente, a própria rejeitou que essa mobilização seja feita através de atos mais violentos.

Mais tarde, também no mesmo dia, Ana Gomes falou aos jornalistas no Coliseu do Porto, reforçando a ideia que já tinha deixado clara na sua conta de Twitter. “Não tenho rigorosamente nada a ver com o que se passou e ninguém atua de forma violenta em meu nome. A democracia para mim é o diálogo de ideias e o voto. Em nenhuma campanha é bom que haja violência”, disse, citada pelo Observador.

Convém também referir que a publicação original não apresenta argumentos ou factos que sustentem a acusação que é feita à antiga embaixadora. Limita-se a partilhar dois frames de reportagens da SIC Notícias com imagens dos manifestantes presentes em Setúbal, que nada comprovam o que é transmitido.ues

Conclusão

Não é verdade que Ana Gomes tenha apoiado e defendido a manifestação contra André Ventura em Setúbal. A candidata independente chegou mesmo a condenar os actos de maior violência registados nesse dia na sua conta oficial de Twitter, negando qualquer envolvimento neste evento. Mais tarde, Ana Gomes voltaria a repudiar o que se tinha passado na acção de campanha do líder do Chega. De facto, surgiram alguns apoiantes com cartazes da antiga eurodeputada, mas esse acontecimento, sozinho, não  a liga, em nada, ao que se passou.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO 

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NewsItem [
pubDate=2021-01-26 00:41:55.0
, url=https://observador.pt/factchecks/fact-check-ana-gomes-apoiou-ataque-contra-andre-ventura/
, host=observador.pt
, wordCount=545
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_25_742831817_fact-check-ana-gomes-apoiou-ataque-contra-andre-ventura
, topics=[partido chega, ana gomes, fact check, presidenciais 2021]
, sections=[]
, score=0.000000]