www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 25 jan. 16:39

+Liberdade. Guimarães Pinto e Mesquita Nunes lançam projeto apartidário pela literacia económica

+Liberdade. Guimarães Pinto e Mesquita Nunes lançam projeto apartidário pela literacia económica

Chama-se +Liberdade é um instituto sem fins lucrativos que promoverá a democracia, a economia de mercado e a liberdade individual. Carlos Guimarães e Adolfo Mesquita Nunes são dois dos fundadores.

O instituto +Liberdade tem data prevista de lançamento para o próximo dia 12 de fevereiro e é liderado por Carlos Guimarães Pinto, ex-presidente da Iniciativa Liberal.

De caráter apartidário, o projeto que está assente nos principais pilares de uma sociedade livre, tem como objetivo a promoção dos valores da democracia, da economia de mercado e da liberdade individual.

Em nota de imprensa é ainda avançado que esta será uma organização sem fins lucrativos que se dedicará especialmente às questões da educação, à promoção da literacia económica, à informação e à discussão de ideias em prol de uma sociedade não só livre, mas também mais desenvolvida.

Carlos Guimarães Pinto, será o diretor executivo do projeto, que conta igualmente com a participação, entre outros, do atual administrado da Galp e ex-dirigente do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, na qualidade de presidente da mesa da assembleia geral, e com o administrador do Grupo Sonae e acionista da BA Glass, Carlos Moreira da Silva à frente do conselho de curadores.

Entre outros princípios que são explicados na página oficial do projeto este "defende as causas do comércio livre, competitividade fiscal, escrutínio dos poderes públicos, combate à corrupção, mobilidade social e liberdade de escolha" e tem como um dos principais objetivos "fomentar uma sociedade inovadora e empreendedora assente na utilização sustentável dos recursos naturais".

"A luta pela defesa da democracia liberal nunca está ganha nem deve ser dada por garantida, e nos próximos tempos terá de ser promovida em várias frentes. As forças iliberais têm ocupado espaço à direita e à esquerda, muitas vezes alavancadas na desinformação e iliteracia, oferecendo soluções fáceis e rápidas, mas erradas, para problemas complexos" começa por explicar, em comunicado, Carlos Guimarães Pinto.

"A educação e a promoção da literacia são, por isso, frentes essenciais na defesa dos pilares da democracia liberal. O Instituto +Liberdade reúne pessoas de diversas áreas da sociedade civil que têm em comum o respeito pela democracia, assim como a defesa da economia de mercado e da liberdade individual, dando espaço a todas as correntes de opinião que comunguem destes valores", concluí o liberal.

Até à data de lançamento, o instituto estará ainda a aceitar a inscrição de membros fundadores na sua página oficial.

NewsItem [
pubDate=2021-01-25 17:39:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/geral/liberdade-guimaraes-pinto-e-mesquita-nunes-lancam-projeto-apartidario-pela-literacia-economica-13274993.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=367
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_25_2051785980_-liberdade-guimaraes-pinto-e-mesquita-nunes-lancam-projeto-apartidario-pela-literacia-economica
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]