mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 25 jan. 19:47

"Rising Stars Digital": Casa da Música promove ciclo de concertos online esta semana

"Rising Stars Digital": Casa da Música promove ciclo de concertos online esta semana

O Quarteto Aris abre, na terça-feira, a série de concertos das Rising Stars, que a Casa da Música vai disponibilizar diariamente, até domingo, no Facebook e no seu ...

Kurtág, Chostakovitch, Mochizuki e Mendelssohn fazem parte do programa do primeiro concerto. Poulenc, Fitkin, Dowland e Iturralde constam do segundo concerto, por Jess Gillam, em saxofone, e Zeynep Özsuca, em piano.

Na quinta-feira será a vez do barítono James Newby, acompanhado pelo pianista Marcelo Amaral, do Brasil, que se tem destacado na área da canção de câmara. Juntos apresentam um programa dedicado a Clara e Robert Schumann.

Na sexta-feira, a obra para violino solo de Vasco Mendonça, "A Box of Darkness with a Bird in its Heart", será interpretada pela violinista Diana Tishchenko e o pianista José Gallard, num programa que também inclui Debussy e César Franck.

No sábado é a vez do trio de Cristina Gómez Godoy (oboé), Sara Ferrández (viola de arco), e Mario Härin (piano), em Saint-Saëns, Mozart, Debussy, Robert Kahn e Charlotte Bray.

A série de concertos termina com a atuação da percussionista Vanessa Porter, em obras de Salvatore Sciarrino, Vinko Globokar, David Lang, Georges Aperghis, Emil Kuyumcuyan e Alexander Sandi Kuhn.

Os concertos fazem parte da seleção dos 22 membros da European Concert Hall Organization (ECHO), que em Portugal conta com a Casa da Música e a Fundação Calouste Gulbenkian. A escolha visa, todos os anos, desde 1995, um grupo dos melhores jovens intérpretes, "estrelas em ascensão", e a sua digressão por diferentes salas europeias de concerto. A pandemia interrompeu agora essa tradição, como nota a Casa da Música, transferindo-se a iniciativa para a internet.

Este programa, da responsabilidade da Elbphilharmonie Hamburg, toma o nome de "Rising Stars Digital", e as transmissões decorrem de 26 a 31 deste mês, sempre às 19h30.

NewsItem [
pubDate=2021-01-25 20:47:34.0
, url=https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/rising-stars-digital-casa-da-musica-promove-ciclo-de-concertos-online-esta-semana
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=261
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_25_1834811251_-rising-stars-digital-casa-da-musica-promove-ciclo-de-concertos-online-esta-semana
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]